“O ponto de virada é entender que o dinheiro é um meio para realizar algo”, diz Mirna Borges, do canal EconoMirna
Criadora do Canal EconoMirna, educadora financeira fala ao Bora Investir sobre sua experiência e desafios como mulher no mundo das finanças
Formada em Engenharia Mecânica e de Petróleo, foi só após buscar conhecer mais sobre finanças que Mirna Borges diz ter entendido o real significado do dinheiro. E este entendimento a fez querer espalhar essa realidade, com objetivo de ajudar cada vez mais pessoas a realizarem seus sonhos por meio da educação financeira.
“Na minha infância não aprendi absolutamente nada sobre investimentos e muito pouco sobre educação financeira. Meus pais, principalmente a minha mãe, me ensinaram basicamente a não gastar tudo que ganhava porque na velhice iria precisar. Claro que me ajudou a nunca me endividar, nunca gastei mais do que eu ganhei, mas também não aprendi a multiplicar e entender, de fato, o que o dinheiro significava, que ele é apenas um meio para a gente realizar algo”, lembra a educadora financeira.
Hoje, o Canal EconoMirna, criado em 2016, tem mais de 1,3 milhão de inscritos, e a educadora financeira é listada no Top 10 do ranking de influenciadoras de finanças, segundo a Anbima. Porém, o caminho não foi traçado sem erros e aprendizados, que a levaram a entender a importância da educação financeira.
“Assim que me formei comecei a trabalhar fora do país, e quando recebi meu primeiro salário não sabia nada sobre investimentos, ele ficou parado na conta. Quando voltei ao Brasil, a gerente do banco me ligou falando para investir e eu aceitei tudo o que ela falou. Só que a partir desse momento comecei a estudar e aprender sobre esse universo e percebi que tinha feito péssimas escolhas financeiras”, conta Mirna.
Mulheres no mundo das finanças
Apesar do número de mulheres investindo, seja em renda fixa ou renda variável, mostrar aumento substancial nos últimos anos, o ambiente do mercado financeiro segue sendo majoritariamente masculino (cerca de 70%).
Por isso, Mirna diz que muitas vezes as mulheres se deparam com desconfianças em relação ao seu trabalho ou com o que falam quando o assunto é finanças e economia. Mas, que nada a impediu de continuar com seu propósito de levar à frente a educação financeira.
“Cada um tem um diferencial, e o que acredito é que consigo muitas vezes traduzir essa linguagem difícil que muitos falam. Uma linguagem, que muitas vezes é mais voltada até para o próprio público profissional da área. É chegar nas pessoas comuns que ainda não aprenderam a investir, que ainda não entendem muito bem as siglas do mercado financeiro”, ressalta.
E para as mulheres que estão começando no ramo, ou até mesmo que querem começar a buscar sobre finanças, a mensagem é clara: “Tenham muita persistência e constância porque com certeza irão fazer a diferença na vida de muitas pessoas – e na sua própria”.
Educação financeira como caminho aos investimentos
Mirna Borges ainda destaca que há muito o que trabalhar para que os brasileiros tenham uma cultura de educação financeira. “Temos um longo caminho pela frente, começando pela nova geração, que precisa entender o básico sobre economizar e poupar e, assim, aprendam também a multiplicar. Também colocar o dinheiro para trabalhar a favor deles o quanto antes”.
Para isso, ela afirma que cabe também aos influenciadores da área que falem uma linguagem simples e democrática, para que haja uma compreensão de que é possível poupar e investir.
“Quanto mais adquirirem conhecimento mais tranquilo vai ficar, menos medo eles vão ter de perder dinheiro. Eles entendendo o que é um perfil de investidor, quais objetivos querem realizar com esse dinheiro que eles vão investir, qual o prazo para os investimentos que mais fazem sentido para esse objetivo e para esse perfil de investidor, assim, cada vez mais vão se sentir seguros nos investimentos”, ressalta.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.