Notícias

Autoridades de planejamento da China demonstram otimismo com perspectiva econômica

O tom otimista das autoridades contrasta com outras expectativas de mercado sobre a economia da China

Fachada de pedra do prédio do Banco Central chinês com bandeira do país hasteada. Foto: Eagle/Adobe Stock
Economia chinesa tem grande peso no cenário mundial. Foto: Eagle/Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Autoridades de planejamento da China demonstraram confiança na perspectiva da segunda maior economia do mundo nesta quarta-feira, em meio a sinais de progresso em algumas áreas, como a de serviços.

Cong Liang, vice-presidente da principal agência de planejamento chinesa, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), disse a repórteres que a resiliência do país em crises do passado são um motivo para confiança e que a melhorA de números de produção manufatureira e de turismo mostram que a economia está se recuperando.

Ele e outros economistas relevantes, porém, não apresentaram novos dados significativos. E, embora tenham reconhecido os grandes desafios de reavivar a economia, foram unânimes em prever que o Partido Comunista chinês garantirá que a desaceleração seja temporária.

+ O que têm em comum a economia da China, os juros nos EUA e as contas públicas do Brasil?

“Fatos provaram plenamente que os mecanismos de tomada de decisão do Comitê Central do partido e do Conselho de Estado (gabinete da China) estão corretos e que as políticas de controle macroeconômico são eficazes”, disse Cong, durante coletiva de imprensa em Pequim.

O tom otimista das autoridades contrasta com as expectativas do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, pela sigla em inglês) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que preveem mais impacto da fraqueza da China nas taxas de crescimento global e regional. Fonte: Associated Press.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.