Notícias

Banco da Inglaterra mantém juro básico e prevê PIB levemente maior no 3º tri

O comitê de política monetária do BoE também aprovou, por unanimidade, a redução do estoque de bônus do governo (Gilts) em poder do BC inglês em 100 bilhões de libras nos próximos 12 meses

Bandeira da Inglaterra em frente ao Banco Central
Frente à queda da Libra, é esperado que o Banco Central da Inglaterra faça um comunicado ainda hoje. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu manter sua taxa básica de juros, em 5,25%, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira.

Segundo a ata do BoE, cinco de seus dirigentes de política monetária votaram pela manutenção do juro básico. As demais quatro autoridades do BC inglês defenderam nova alta de 25 pontos-base da taxa, para 5,5%. A decisão foi descrita como “finamente equilibrada”.

O comitê de política monetária do BoE também aprovou, por unanimidade, a redução do estoque de bônus do governo (Gilts) em poder do BC inglês em 100 bilhões de libras nos próximos 12 meses, para um total de 658 bilhões de libras.

O Banco da Inglaterra também prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido irá crescer “apenas levemente” no terceiro trimestre de 2023 e que a expansão subjacente no segundo semestre deste ano provavelmente será mais fraca do que o esperado, segundo ata da instituição publicada nesta quinta-feira.

Também na ata, o BoE avalia que há crescentes sinais de algum impacto do aperto da política monetária no mercado de trabalho e no ímpeto da economia real de forma mais ampla.

+ Inflação controlada: como os Bancos Centrais definem a taxa de juros?

Controle da inflação

O BoE afirma na ata que sua política monetária precisará ficar “suficientemente restritiva por um período suficientemente longo” para que a inflação do Reino Unido retorne à meta oficial de 2%. Também reiterou que novo aperto monetário será necessário se houver sinais de “mais pressões inflacionárias persistentes”.

Segundo os dados mais recentes, a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido desacelerou levemente em agosto. Dados do ONS, como é conhecido o órgão de estatísticas do país, mostram que a taxa anual ficou em 6,7% no mês passado, ante 6,8% em julho. O resultado de agosto ficou muito próximo da previsão de analistas consultados pela FactSet, que esperavam alta de 6,8%.

Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido avançou 0,3% em agosto.

Como investir no exterior sem sair da B3?

Quer aprender a diversificar investimentos? Veja este curso gratuito do Hub de Educação da B3 com um passo a passo sobre como investir em ETFs.


Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias