Conta de luz mais cara: Aneel aciona bandeira vermelha patamar 2 em agosto
Bandeira faz com que as contas de luz tenha adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos

A ISTOÉ Dinheiro é uma plataforma de informação sobre economia, negócios, finanças, tecnologia e investimentos.
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou nesta sexta-feira, 25, o acionamento da bandeira vermelha, no patamar 2 para o mês de agosto. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 7,87 (sete reais e oitenta e centavos) para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a agência, o cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas.
No IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor-Amplo 15) divulgado nesta sexta-feira, a energia elétrica foi o subitem que mais impactou no índice considerado a prévia da inflação.
Sobre as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
+ Os vilões da conta de luz: como identificá-los e reduzir o consumo de energia em casa
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.