Notícias

Copom mantém taxa básica de juros em 13,75% ao ano

Decisão confirmou expectativas de economistas; comunicado cita arcabouço fiscal

Cédula de R$ 100 onde duas moedas de um real e uma cédula de R$ 10 enrolada formam um símbolo de percentual.
Veja como a macroeconomia pode afetar seu bolso Foto: Adobe Stock

O último Comitê de Política Monetária (Copom) de 2022 decidiu pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. A decisão de manter o patamar estabelecido desde agosto já era esperada por economistas.

A definição do Copom acompanha a persistência da inflação. O último Boletim Focus projetou leve aumento do IPCA para 2022, de 5,91% para 5,92%. O valor é maior que a meta de 3,5% e do teto de 5% estabelecidos pelo Banco Central.

Já as expectativas da pesquisa Focus para a inflação de 2022, 2023 e 2024 encontram-se em torno de 5,9%, 5,1% e 3,5%, respectivamente.

Segundo o comunicado oficial emitido pelo Copom, “apesar da queda recente, especialmente em itens voláteis e afetados por medidas tributárias, a inflação ao consumidor continua elevada.”

+ Inflação controlada: como os Bancos Centrais definem a taxa de juros

O Copom também acenou às expectativas sobre o teto de gastos do governo eleito, considerando como fator de risco de alta inflacionária “a elevada incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país.”

Também pesaram na decisão o cenário externo, que se mantém adverso com perspectiva de crescimento global abaixo do potencial, e o PIB, que indicou ritmo de crescimento mais moderado no terceiro trimestre. Ambos fatores contribuem para as incertezas do cenário inflacionário.

+ Responsabilidade fiscal: como funciona e por que tem a ver com seu bolso

Confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.