Notícias

Crianças e adolescentes se divertem com jogos de tabuleiro enquanto aprendem sobre finanças na B3

Evento ocorre até domingo (24) e espera reunir pelo menos 350 jovens, sendo a maioria de escolas públicas

Jovens se divertem enquanto aprendem sobre dinheiro na B3. Foto: Reprodução/Instagram
Jovens se divertem enquanto aprendem sobre dinheiro na B3. Foto: Reprodução/Instagram

O toque de campainha que abriu o mercado financeiro desta segunda-feira (18), no lounge principal da B3, esteve cercado de pelo menos 350 crianças e adolescentes – sendo que a maioria veio de escolas públicas. Mas o que os pequenos fazem na Bolsa?

Os jovens foram chamados para brincar com jogos de tabuleiros e atividades interativas, com o intuito de desmistificar o universo da educação financeira. O evento segue até domingo (24). Apesar do tema ter sido incluído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como algo opcional, a educação financeira ainda continua longe da realidade dos estudantes.

A iniciativa da Bolsa do Brasil faz parte do internacional Global Money Week, que acontece nesta semana. O movimento busca aproximar e compartilhar esses conhecimentos por meio de jogos e atividades aos jovens, sendo organizado anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com a B3, com coordenação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e entidades da área financeira. Agora na 12ª edição, o Global Money Week já alcançou mais de 100 milhões de jovens em 176 países.

Os participantes podem se divertir numa versão em tamanho real do jogo “Missão Multiplicando o Futuro”. Ao final das atividades, a equipe vencedora será premiada com medalhas pelo desempenho e dedicação. O jogo funciona com uma protagonista fictícia, a Safira, que precisa sair de uma situação financeira complicada. Quem vai ajudá-la são os grupos de jovens que devem escolher as melhores opções para tirá-la dessa enrascada nas contas de casa.

Uma das principais fontes de informações onde os jovens aprendem sobre dinheiro ocorre em casa, com os pais ou responsáveis, de acordo com o estudo do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Dos 20 países avaliados, o Brasil foi o 17º colocado na pontuação geral – ou seja, ainda há muito para conversar sobre finanças com nossas crianças.

Como os jovens se informam sobre dinheiro

  • 89,8% dos brasileiros aprendem sobre finanças no ambiente doméstico;
  • 80,6% – internet;
  • 61,2% – televisão ou rádio;
  • 46,2% – professores;
  • 43% – amigos;
  • 32,1% – revistas

Quer saber como organizar suas finanças? Acesse o curso gratuito e online do Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias