Empresas

B3 lança Trillia, novo negócio de inteligência de dados 

B3 lança Trillia, novo negócio de inteligência de dados Nova marca segue estratégia de reduzir dependência de ciclos de mercado

A B3 deu mais um passo na estratégia de diversificação de receitas com o lançamento da Trillia, nova marca dedicada inteligência, Dados, Analytics e IA. Ela é resultado da integração de cinco negócios que compõem o ecossistema de soluções em dados da companhia: PtDTec, Neoway, Neurotech, DataStock e a Unidade de Infraestrutura para Financiamentos (UIF).

A iniciativa materializa um movimento que vem sendo desenhado pela companhia para reduzir a dependência dos ciclos do mercado financeiro e ampliar a geração de receitas menos voláteis. “A gente está lançando uma marca, um negócio muito importante, que foi criado para potencializar o que chamamos de linha de negócios de dados e soluções analíticas”, afirmou Gilson Finkelsztain, CEO da B3, ao explicar que o novo negócio consolida aquisições feitas nos últimos anos e nasce como uma frente adjacente ao core da bolsa.

Segundo o executivo, a lógica por trás do lançamento da Trillia é semelhante à adotada por grandes bolsas globais, que buscaram nos dados uma forma de equilibrar seus resultados ao longo do tempo. “Pela natureza do negócio de bolsa, a B3 é muito exposta aos ciclos econômicos”, disse. “Ao investir em soluções de dados, a gente busca negócios menos cíclicos, que gerem resultado independentemente do momento econômico.”

Hoje, os negócios que ficarão abaixo do guarda-chuva da Trillia já têm peso relevante dentro da companhia. “As receitas de plataformas e dados cresceram 15% nos primeiros nove meses do ano passado, acima do crescimento dos outros negócios da B3”, destacou. “Isso confirma que é um negócio com potencial de crescimento de dois dígitos, de forma sustentável.”

As receitas vindas das linhas que negócio que passam a integrar a Trillia já representam cerca de 10% da receita total da B3. “Nossa ambição é seguir aumentando essa participação”, completa Gilson.

Histórico da Trillia

A trajetória que levou ao lançamento da Trillia começou anos atrás. De acordo com Marcos Vanderlei Belini Ferreira, vice-presidente da B3 e head da Trillia, a origem do negócio remonta a 2018. “A Trillia não nasce do dia para a noite. Ela começa lá em 2018, dentro de um negócio da própria B3”, afirmou. “O que era uma ideia amadureceu, entrou no planejamento estratégico da companhia e se materializa hoje.” Esse caminho envolveu parcerias, aquisições e, a partir de agora, a consolidação das operações sob uma única marca.

Segundo o executivo, as soluções da Trillia já estão embarcadas em processos de mais de 6 mil empresas, em setores como financeiro, saúde, varejo, seguros e financiamento automotivo.

Marcos Vanderlei destacou ainda que o diferencial da Trillia não está em soluções prontas. “Não é um negócio de produto de prateleira. É preciso entender a jornada do cliente, entender a necessidade real e cocriar a solução junto com ele.” Hoje, segundo ele, as soluções da Trillia estão presentes em processos cotidianos de empresas e consumidores. “Quem financiou um veículo, um imóvel, abriu conta em banco ou fez um consórcio, provavelmente usou uma solução da Trillia sem saber.”

A nova marca

Além da dimensão de negócio, o lançamento da Trillia também reflete uma escolha estratégica da B3, destaca Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da empresa. “A marca Trillia foi pensada para traduzir essa integração de competências em dados e analytics, sempre muito conectada à estratégia de diversificação da B3,” disse.

“É um negócio que nasce com propósito: gerar valor real e fazer diferença para os nossos clientes”, afirmou. Segundo ela, a construção da Trillia envolveu um trabalho profundo de escuta interna e externa, reunindo especialistas, equipes e clientes para entender onde, de fato, a companhia poderia se diferenciar.

Na avaliação da executiva, o principal diferencial da Trillia está na forma como as pessoas usam dados para tomar decisões melhores. “O nosso diferencial não está em ter respostas prontas, mas na capacidade de fazer as perguntas certas”, disse. “Num mundo com excesso de dados e muita incerteza, o valor está em transformar dados em boas perguntas que orientem decisões melhores. A Trillia nasce justamente dessa lógica: usar dados, inteligência e analítica com profundidade, rigor e escala.”

“A Trillia ajuda a mostrar que a B3 é muito mais do que bolsa, com vários negócios capazes de gerar valor para a sociedade”, resumiu Ana.

Quer analisar os seus investimentos em um só lugar? Baixe o APP B3! Mais tempo para você, mais inteligência para seus investimentos