Empresas

Grupo Dia vende operações no Brasil para a MAM Asset

Rede afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir que ela foque em seus mercados mais rentáveis

Vendedores e frequentadores na Feira da Ceilândia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os preços dos Alimentos e Bebidas foram os que mais pesaram na formação da prévia da inflação em 2022. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Grupo Dia chegou a um acordo com a gestora MAM Asset Management para vender a sua operação no Brasil a um valor simbólico de 100 euros. A rede espanhola se comprometeu a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício do Dia Brasil na transação que resultará no desinvestimento total por parte do grupo no País.

Em nota, a rede afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir que ela foque em seus mercados mais rentáveis. “Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management”, explica.

A conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

+ O que acontece com as ações das empresas em recuperação judicial listadas na bolsa?

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas depois dos “persistentes resultados negativos no País”.

Segundo a companhia, desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no País, que não trouxeram o retorno esperado. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina, “onde atualmente alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade”.

No processo de recuperação judicial, o Dia informou dívidas de cerca de R$ 1 bilhão.

*Informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.