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iPhone 14: como os lançamentos de aparelho mexem com as ações da Apple?

Principal produto da empresa mais valiosa do mercado, o smartphone tem grande peso para Apple e seus lançamentos atraem atenção do mercado

Um dos eventos mais esperados do ano pelos aficionados por tecnologia, e principalmente por smartphones, é o lançamento de uma nova edição do iPhone. Neste ano, a Apple lançou os quatro novas versões do aparelho nesta quarta-feira (7), além da nova geração da linha de relógios inteligentes, o Apple Watch.

Porém, o lançamento dos novos aparelhos não atrai a atenção apenas de fãs e possíveis usuários. Os investidores também estão de olho no principal produto da Apple, empresa mais valiosa do mundo, que este ano se tornou a primeira a atingir US$ 3 trilhões em valor de mercado. Tanto que, após o lançamento, as ações da empresa fecharam em alta de 0,93%, a US$ 155,96.

Segundo William Castro Alves, estrategista-chefe da corretora Avenue, o lançamento anual dos novos iPhones vêm atraindo cada vez mais atenção do mercado, já que a venda do aparelho se tornou responsável por quase 50% da receita da empresa. Além da venda direta, o especialista também ressalta o poder de venda indireta do aparelho. 

“O iPhone também é importante porque, por meio dele, a Apple consegue também vender os seus serviços, que é uma das apostas desde que o Tim Cook (CEO) assumiu. Ele vem implementando e incrementando cada vez mais serviços para a Apple crescer dentro desse mercado”, ressalta.

Com o lançamento, outros fatores entram em cena para influenciar o mercado em relação à empresa. Segundo William, a expectativa, a crítica e a aceitação do público são pontos importantes que podem levar a variações nas cotações dos papéis da companhia. Entretanto, ele alerta que o verdadeiro efeito dos novos aparelhos se dá no longo prazo.

“O curto prazo é sempre muito errático, sempre existe essa leitura inicial, logo depois de um evento, de qual foi a interpretação, qual foi a avaliação em geral de mercado, e acaba influenciando a ação ali nos próximos dias. Mas vale lembrar que o principal desenvolvimento não vai se dar em torno de um ou dois dias, mas ao longo de meses, enquanto a Apple vai vendendo seus novos iPhones”, afirma.

Essa expectativa e a volatilidade da recepção no curto prazo se mostra quando pegamos as variações das ações da empresa no dia dos últimos lançamentos. É possível obversar que altas e quedas se intercalam. 

Confira o histórico das ações da Apple no dia dos últimos lançamentos de Iphone:

ModeloData de lançamentoVariação no diaValor da ação
iPhone 147 de setembro de 2022Alta de 0,93%US$ 155,96
iPhone 1314 de setembro de 2021Queda de 0,96%US$ 146,91
iPhone 1213 de outubro de 2020Queda de 2,65%US$ 121,10
iPhone 1110 de setembro de 2019Alta de 1,18%US$ 54,17
iPhone XR e XS12 de setembro de 2018Queda de 1,23%US$ 55,27
iPhone 8 e X12 de setembro de 2017Queda de 0,40%US$ 40,22

Para o estrategista da Avenue, essas quedas no dia do lançamento podem acontecer por uma eventual frustração de expectativa em relação ao produto. Ele cita que a Apple ficou marcada por grandes inovações e surpresas na época do Steve Jobs, o que ainda gera certa expectativa em suas divulgações.

“Quando, por exemplo, Steve Jobs entra com um envelope e de dentro ele tira um computador, é algo impensado na época. O mesmo aconteceu quando se falava em celulares com cada vez mais teclas e ele apareceu com um celular totalmente sem elas. Então, esse tipo de coisa que surpreendia a todos e que gerava aquela grande expectativa, não vemos mais tanto nos lançamentos da Apple. Em compensação, obviamente, sempre tentamos entender como o novo iPhone é melhor que o antigo e ele tem sido”.