Notícias

IBC-Br sobe 0,01% em novembro de 2023 ante outubro, com ajuste

Considerado a prévia do PIB, o IBC-Br foi ligeiramente melhor que a mediana das expectativas do mercado

Calculadora e dinheiro. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Após três meses de retração, a economia brasileira voltou a subir muito levemente em novembro de 2023 conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador subiu 0,01%, na série livre de efeitos sazonais. No mês anterior, a queda havia sido de 0,18% (dado atualizado hoje).

De outubro para novembro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 146,23 pontos para 146,24 pontos na série dessazonalizada.

O dado do IBC-Br foi ligeiramente melhor que a mediana das expectativas coletadas pelo Projeções Broadcast, de estabilidade no indicador. O intervalo ia de queda de 0,70% a avanço de 0,60%.

Já na comparação entre os meses de novembro de 2023 e de 2022, houve crescimento de 2,19% na série sem ajustes sazonais. Esta série registrou 144,84 pontos no penúltimo mês do ano passado, o melhor desempenho para o mês desde 2014, quando ficou em 144,92 pontos.

O indicador de novembro ante o mesmo mês de 2022 ficou acima da mediana de avanço de 1,95% da pesquisa do Projeções Broadcast. As expectativas coletadas no levantamento variavam de alta de 0,30% a elevação de 2,80%.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2023 é de crescimento de 3,0%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro. A equipe econômica também projeta expansão de 3,0% no ano passado.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.