Notícias

IBGE: serviços acumulam avanço de 1,2% em dois meses de altas consecutivas

Avanço na reta final de 2023 recupera parte da perda de 2,1% registrada entre agosto e outubro

Funcionários trabalham em empresa de telemarketing
O setor de serviços é um dos que mais gera postos de trabalho no mundo. Foto: Divulgação/Atento

O avanço de 0,3% nos serviços em dezembro ante novembro de 2023 fez o setor acumular uma expansão de 1,2% em dois meses consecutivos de crescimento na série com ajuste sazonal. Em novembro ante outubro, o desempenho dos serviços foi revisto de uma alta de 0,4% para uma elevação de 0,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O avanço na reta final de 2023 recupera parte da perda de 2,1% registrada entre agosto e outubro.

“Os serviços oscilaram em 2023, mas sem trajetória declinante”, frisou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE. “Os serviços crescem 2,3% em 2023 depois de dois anos de crescimento substancial”, lembrou.

No ano de 2023, a expansão de 2,3% observada no setor de serviços sucedeu altas de 10,9% em 2021 e de 8,3% em 2022, o que já criava uma base de comparação elevada, avaliou Lobo.

Os serviços não registravam uma sequência de três anos de crescimentos consecutivos desde o período que se estendeu de 2012 a 2014, quando acumulou uma expansão de 11,3%. No triênio de 2021 a 2023, o crescimento acumulado nos serviços foi de 22,9%.

Em 2023, quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram elevação, com destaque para os impactos positivos de informação e comunicação e de serviços profissionais, administrativos e complementares, apontou Lobo.

*Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.