Notícias

Ibovespa fecha em alta puxada por commodities em dia de anúncio de novos ministros

Bolsa do Brasil (B3) fechou em alta de 0,25% aos 107.519 pontos. O dólar comercial subiu 0,56%, a R$ 5,24

Números positivos e negativos na tela
O Ibovespa encerrou em alta de 0,25%, aos 107.519 pontos. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A Bolsa do Brasil (B3) fechou a sexta-feira, 09/12, em alta impulsionada pelas ações das empresas de commodities metálicas. No radar dos investidores também o anúncio de Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, como ministro da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Ibovespa encerrou em alta de 0,25%, aos 107.519 pontos. Na máxima do dia, alcançou os 108.310 pontos. Os papéis de commodities ficaram nas maiores altas do dia. As ações da Vale (VALE3) foram as mais negociadas e fecharam em alta de 3,81%. As ordinárias da CSN Mineração (CMIN3) avançaram 10% e foram seguidas pela Siderúrgica Nacional (CSNA3) que subiram 4,97%. A motivo das altas foram as expectativas de relaxamento das restrições impostas na China para conter o avanço da covid-19.

No câmbio, o dólar comercial subiu 0,56% e fechou cotado a R$ 5,24. Na semana, a moeda americana subiu 0,57%.

Cenário Interno

O presidente eleito, Lula anunciou hoje Fernando Haddad (PT) como ministro da Fazenda do novo governo.

O atual governador da Bahia, Rui Costa vai para a Casa Civil. O ex-ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro foi nomeado para o ministério da Defesa e Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, será ministro da Justiça. Para as Relações Exteriores, Mauro Vieira – atualmente Embaixador do Brasil na Croácia – vai comandar o Itamaraty.

Cenário Externo

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos cresceu 0,3% em novembro e manteve o avanço da leitura anterior. Os dados foram divulgados hoje pelo Departamento do Trabalho americano. O resultado foi maior que expectativa dos economistas – de alta de 0,2%.

Em 12 meses, o indicador de novembro avançou 7,4%, desacelerando em relação ao mês anterior, quando a inflação acumulada registrada foi de 8,1%.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.