Notícias

Ibovespa fecha em alta puxada por commodities em dia de anúncio de novos ministros

Bolsa do Brasil (B3) fechou em alta de 0,25% aos 107.519 pontos. O dólar comercial subiu 0,56%, a R$ 5,24

Números positivos e negativos na tela
O Ibovespa encerrou em alta de 0,25%, aos 107.519 pontos. Foto: Adobe Stock

A Bolsa do Brasil (B3) fechou a sexta-feira, 09/12, em alta impulsionada pelas ações das empresas de commodities metálicas. No radar dos investidores também o anúncio de Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, como ministro da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Ibovespa encerrou em alta de 0,25%, aos 107.519 pontos. Na máxima do dia, alcançou os 108.310 pontos. Os papéis de commodities ficaram nas maiores altas do dia. As ações da Vale (VALE3) foram as mais negociadas e fecharam em alta de 3,81%. As ordinárias da CSN Mineração (CMIN3) avançaram 10% e foram seguidas pela Siderúrgica Nacional (CSNA3) que subiram 4,97%. A motivo das altas foram as expectativas de relaxamento das restrições impostas na China para conter o avanço da covid-19.

No câmbio, o dólar comercial subiu 0,56% e fechou cotado a R$ 5,24. Na semana, a moeda americana subiu 0,57%.

Cenário Interno

O presidente eleito, Lula anunciou hoje Fernando Haddad (PT) como ministro da Fazenda do novo governo.

O atual governador da Bahia, Rui Costa vai para a Casa Civil. O ex-ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro foi nomeado para o ministério da Defesa e Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, será ministro da Justiça. Para as Relações Exteriores, Mauro Vieira – atualmente Embaixador do Brasil na Croácia – vai comandar o Itamaraty.

Cenário Externo

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos cresceu 0,3% em novembro e manteve o avanço da leitura anterior. Os dados foram divulgados hoje pelo Departamento do Trabalho americano. O resultado foi maior que expectativa dos economistas – de alta de 0,2%.

Em 12 meses, o indicador de novembro avançou 7,4%, desacelerando em relação ao mês anterior, quando a inflação acumulada registrada foi de 8,1%.