Vale a pena pedir a antecipação da restituição do Imposto de Renda?
Serviço é oferecido por bancos, mas é preciso avaliar sua necessidade antes de pedir o adiantamento da restituição
A restituição do imposto de renda muitas vezes é um alívio financeiro para os contribuintes. O valor é uma devolução do fisco pelo imposto pago a mais no ano passado, mas na prática, serve como um dinheiro a mais para muita gente. Sabendo disso, muitos bancos e instituições financeiras oferecem uma antecipação desse valor. No entanto, é preciso avaliar bem se isso vale a pena. Afinal, quem puder esperar pelo pagamento do fisco irá colocar no bolso uma quantia maior.
Isso porque, além da taxa cobrada pela instituição financeira em troca do adiantamento, o dinheiro a ser pago pela Receita Federal é corrigido pela Selic diariamente, desde 30 de maio até a data do pagamento, lembra Myrian Lund, planejadora Financeira CFP pela Planejar. “Essa correção é pela Selic diária e sem imposto de renda. Então, se não precisa do dinheiro, o ideal é esperar, porque seu dinheiro está aplicado sendo corrigido por um valor excelente”, diz ela.
O caso é diferente, no entanto, se a pessoa está endividada, situação em que pode valer a pena pedir a antecipação. “A pessoa pode tentar obter um desconto [da dívida] se pagar agora, e usa a antecipação da restituição para isso”, diz Lund. Se não conseguir uma melhor condição na dívida, a planejadora sugere esperar a data do pagamento pela Receita. “O juro [da antecipação] é baixo, mas não compensa”.
Já quem está inadimplente ou tem dívidas de custo elevado pode ter vantagens na antecipação da restituição. Lund alerta que é preciso comparar o Custo Efetivo Total (CET) da dívida e o CET da antecipação. “Para valer, a taxa do empréstimo tem de ser maior do que a da antecipação. Se for igual, já não vale a pena”, diz.
E para investir, vale a pena pedir a antecipação? Também é necessário avaliar bem. É difícil de encontrar um investimento seguro que renda 100% da Selic isento de imposto de renda.
Quando a Receita pagará a restituição do Imposto de Renda?
Veja abaixo o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de Renda:
- Primeiro lote: 30 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 29 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro
Prioridades no recebimento
Na regra geral, quem entrega a declaração de imposto de renda antes recebe a restituição antes. Mas há algumas prioridades no recebimento. Para 2025, a fila das prioridades segue a seguinte sequência:
- Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
- Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
- Demais Contribuintes.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.