Notícias

Inflação nos EUA sobe em outubro, mas fica abaixo do esperado

Resultado foi melhor que as expectativas do mercado, o que pode indicar um alívio na subida de juros pelo Fed

Cédula de dollar dentro de um carrinho de mercado
No mundo inteiro, a semana foi de decisão de juros básicos. Foto: adobe Stock

A inflação nos Estados Unidos – que veio abaixo do esperado pelo mercado financeiro em outubro – trouxe esperanças aos investidores de um alívio na escalada dos juros. A alta da taxa básica pelo Federal Reserve (Fed) começou no início do ano.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em outubro, segundo o Departamento do Trabalho do país. Em 12 meses, a inflação acumula alta de 7,7%, contra a variação positiva de 8,2% registrada em setembro. É o menor aumento em um ano desde janeiro. A expectativa dos economistas consultados pelo ‘The Wall Street Journal’ era de avanço de 0,6% na comparação mensal e 7,9% na anual.

“Os dados de inflação americana foram melhores que o esperado. Os preços como um todo caíram em alimentos e energia, embora esse último ainda esteja pressionado na comparação com 12 meses”, explica o estrategista da RB investimentos, Gustavo Cruz.

O núcleo do CPI, que exclui a parte mais volátil de preços de alimentação e energia, teve resultados menos fortes do que o esperado. Em 12 meses, o avanço foi de 6,3%, contra 6,6% de setembro e expectativa de 6,5%.

+ Inflação: o que é, como afeta seu bolso e como se proteger

Perspectiva de inflação nos EUA

Para o estrategista da RB investimentos, a desaceleração da inflação só reforça a posição do Fed de diminuir o ritmo de alta dos juros para conter os preços.

“A expectativa para a reunião de dezembro é a do ritmo diminuir para zero cinco. Os dados de inflação já dão uma direção bem clara de enfraquecimento. De qualquer maneira, é bom relembrar, que a inflação ainda está três vezes a meta. Ou seja, deve permanecer com juros altos por um bom tempo”, afirma Gustavo Cruz.

Quer começar a investir? Confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.