Notícias

Investidor 2.0: o novo comportamento e as expectativas do investidor Pessoa Física

Painel na Expert XP 2023 destaca comportamento e desafios criados pelo novo perfil de investidores

Diretor da B3 afirma que vivemos em um tempo onde 5 gerações ditam comportamentos diferentes.

Em painel realizado na Expert XP 2023, nesta sexta-feira, 1, Felipe Paiva, Diretor de Relacionamento com Clientes & Pessoas Físicas da B3 falou sobre o novo comportamento dos investidores Pessoa Física no brasil e afirmou que, atualmente, já está derrubado o mito de que se precisa ter muito dinheiro para investir.

Porém, na sua opinião, o brasileiro ainda tem uma visão muito forte de investimento em renda fixa. Isso, independentemente do cenário econômico brasileiro.

Paiva ainda destacou o potencial de crescimento do número de brasileiros que ainda não começaram a fazer investimentos. “Existe muito dinheiro parado na poupança que pode ser aplicado em ativos melhores”.

O Diretor da B3 ainda ressaltou que vivemos em um tempo onde 5 gerações ditam o comportamento. “Isso faz com que o mercado se adapte para as várias formas de se comportar e investir”.

Ele alerta que atualmente o investidor brasileiro é impactado por múltiplos canais e influências antes de tomar decisões. “Não conseguimos mais detectar por onde ele é impactado. Por isso precisamos nos preparar para atuar e estar sempre em contato com o investidor, em suas diversas plataformas”.

Para isso, Paiva diz que a B3 tem buscado diversas colaborações, seja com corretoras, governo, imprensa, redes sociais, para “furar a bolha” do mercado. Entre estas iniciativas está:

  • Lançamentos de títulos com o Tesouro, como o Renda+ e o Educa+;
  • Disseminação da educação financeiras através de cursos;
  • Parcerias com influenciadores da área;
  • Aprimorarão da área do investidor no site da B3;
  • Atuação em redes sociais;
  • Portabilidade.

Por fim, ainda ressaltou os esforços da bolsa de valores brasileira em estar atento às tendência mundiais, como a inteligência artificial (IA). Ele lembrou que a B3 está desenvolvendo, em parceria com a Microsoft, uma ferramenta de inteligência artificial generativa para ajudar o investidor com conteúdos focados em educação financeira.

A plataforma de AI da B3 vai falar sobre finanças pessoais e investimentos de um jeito customizado e fácil de entender. Ele vai usar como fonte das respostas, informações da própria B3, da CVM e de outros parceiros também engajados na agenda de educação financeira no país, que já são parceiros hoje no Hub de Educação. Isso permite que o usuário saiba de onde veio a informação apresentada, além de ter o selo de credibilidade do provedor do conteúdo. Conheça mais!