Notícias

Investidor 2.0: o novo comportamento e as expectativas do investidor Pessoa Física

Painel na Expert XP 2023 destaca comportamento e desafios criados pelo novo perfil de investidores

Diretor da B3 afirma que vivemos em um tempo onde 5 gerações ditam comportamentos diferentes.

Por João Paulo dos Santos

Em painel realizado na Expert XP 2023, nesta sexta-feira, 1, Felipe Paiva, Diretor de Relacionamento com Clientes & Pessoas Físicas da B3 falou sobre o novo comportamento dos investidores Pessoa Física no brasil e afirmou que, atualmente, já está derrubado o mito de que se precisa ter muito dinheiro para investir.

Porém, na sua opinião, o brasileiro ainda tem uma visão muito forte de investimento em renda fixa. Isso, independentemente do cenário econômico brasileiro.

Paiva ainda destacou o potencial de crescimento do número de brasileiros que ainda não começaram a fazer investimentos. “Existe muito dinheiro parado na poupança que pode ser aplicado em ativos melhores”.

O Diretor da B3 ainda ressaltou que vivemos em um tempo onde 5 gerações ditam o comportamento. “Isso faz com que o mercado se adapte para as várias formas de se comportar e investir”.

Ele alerta que atualmente o investidor brasileiro é impactado por múltiplos canais e influências antes de tomar decisões. “Não conseguimos mais detectar por onde ele é impactado. Por isso precisamos nos preparar para atuar e estar sempre em contato com o investidor, em suas diversas plataformas”.

Para isso, Paiva diz que a B3 tem buscado diversas colaborações, seja com corretoras, governo, imprensa, redes sociais, para “furar a bolha” do mercado. Entre estas iniciativas está:

  • Lançamentos de títulos com o Tesouro, como o Renda+ e o Educa+;
  • Disseminação da educação financeiras através de cursos;
  • Parcerias com influenciadores da área;
  • Aprimorarão da área do investidor no site da B3;
  • Atuação em redes sociais;
  • Portabilidade.

Por fim, ainda ressaltou os esforços da bolsa de valores brasileira em estar atento às tendência mundiais, como a inteligência artificial (IA). Ele lembrou que a B3 está desenvolvendo, em parceria com a Microsoft, uma ferramenta de inteligência artificial generativa para ajudar o investidor com conteúdos focados em educação financeira.

A plataforma de AI da B3 vai falar sobre finanças pessoais e investimentos de um jeito customizado e fácil de entender. Ele vai usar como fonte das respostas, informações da própria B3, da CVM e de outros parceiros também engajados na agenda de educação financeira no país, que já são parceiros hoje no Hub de Educação. Isso permite que o usuário saiba de onde veio a informação apresentada, além de ter o selo de credibilidade do provedor do conteúdo. Conheça mais!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias