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Joia, chocolate e hotel puxam inflação do Dia dos Namorados; veja ranking

Conheça os itens consumidos no Dia dos Namorados que mais subiram de preço

Com ISTOÉ Dinheiro

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Levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que joias e bijuterias (24,1%), chocolate (22%) e hospedagem (11,3%) são os produtos e serviços que devem puxar a inflação do Dia dos Namorados pra cima na comparação com 2024.

Por outro lado, bebidas alcoólicas (-0,3%), aparelhos telefônicos (-0,4%) e flores (-0,6%) tendem a apresentar ligeira queda em relação aos preços praticados na mesma data de 2024.

Apesar da média dos itens mais consumidos da data ter ficado 6,3% acima do que em 2024 e da inflação acumulada de 5,4% registrada pelo IPCA, o setor de comércio está confiante de que o volume de vendas deverá totalizar R$ 2,75 bilhões, descontada a inflação. Essa alta deve significar um avanço de 3,2% em relação ao ano passado.

Variação de preço entre os itens mais comprados no Dia dos Namorados

Itens202320242025*
Joias e bijuterias3,8%0,3%24,1%
Chocolates9,8%3,3%22%
Hospedagem14,1%9,1%11,3%
Casa noturna0,8%2,5%9,4%
Alimentação fora do domicílio7,1%4,7%7,9%
Perfume17,2%4%6,9%
Total Cesta8,4%3,4%6,3%
Livro11,8%12,7%5,7%
IPCA3,4%4,1%5,4%
Roupa masculina11,3%3,3%5,2%
Pacote turístico9,8%-4,5%4,1%
Relógio de pulso1,2%1,3%3,8%
Artigos de maquiagem10,6%4%3,7%
Roupa feminina9,3%1,9%3,6%
Sapato masculino17%2,3%3,5%
Sapato feminino14,8%2,8%3,4%
Produto para pele11,4%7,6%3,4%
Cinema, teatro e concertos-0,5%5,6%2,2%
Tênis11,8%5%0,7%
Bolsa7,6%0,5%0,1%
Bebidas alcoólicas5,4%13,1%-0,3%
Aparelho telefônico-3,6%-9%-0,4%
Flores naturais-0,9%-0,9%-0,6%
Fonte: CNC

Esse otimismo se justifica pelo notório dinamismo do mercado de trabalho. No primeiro trimestre de 2025, a taxa de desocupação alcançou o piso histórico, equivalente a 7% da força de trabalho. Esse movimento, associado ao avanço de 4% no rendimento real do trabalho ante o mesmo período do ano passado, produziu um aumento real de 6,9% na massa real de investimentos, conforme atesta o indicador da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Carro-chefe das vendas associadas ao Dia dos Namorados, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 1,077 bilhão, o equivalente a 40% do total. Em relação ao ano passado esse ramo do varejo tende a apresentar avanço de 1,3%.

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O segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos deve responder por fatia relevante das vendas totais (R$ 806 milhões ou 29% do total), devendo acusar variação de 1,1% no comparativo anual. Em seguida, as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar 6,6%, mas devem responder por quase 12% de toda a movimentação financeira esperada.

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