Joia, chocolate e hotel puxam inflação do Dia dos Namorados; veja ranking
Conheça os itens consumidos no Dia dos Namorados que mais subiram de preço

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Levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que joias e bijuterias (24,1%), chocolate (22%) e hospedagem (11,3%) são os produtos e serviços que devem puxar a inflação do Dia dos Namorados pra cima na comparação com 2024.
Por outro lado, bebidas alcoólicas (-0,3%), aparelhos telefônicos (-0,4%) e flores (-0,6%) tendem a apresentar ligeira queda em relação aos preços praticados na mesma data de 2024.
Apesar da média dos itens mais consumidos da data ter ficado 6,3% acima do que em 2024 e da inflação acumulada de 5,4% registrada pelo IPCA, o setor de comércio está confiante de que o volume de vendas deverá totalizar R$ 2,75 bilhões, descontada a inflação. Essa alta deve significar um avanço de 3,2% em relação ao ano passado.
Variação de preço entre os itens mais comprados no Dia dos Namorados
Itens | 2023 | 2024 | 2025* |
Joias e bijuterias | 3,8% | 0,3% | 24,1% |
Chocolates | 9,8% | 3,3% | 22% |
Hospedagem | 14,1% | 9,1% | 11,3% |
Casa noturna | 0,8% | 2,5% | 9,4% |
Alimentação fora do domicílio | 7,1% | 4,7% | 7,9% |
Perfume | 17,2% | 4% | 6,9% |
Total Cesta | 8,4% | 3,4% | 6,3% |
Livro | 11,8% | 12,7% | 5,7% |
IPCA | 3,4% | 4,1% | 5,4% |
Roupa masculina | 11,3% | 3,3% | 5,2% |
Pacote turístico | 9,8% | -4,5% | 4,1% |
Relógio de pulso | 1,2% | 1,3% | 3,8% |
Artigos de maquiagem | 10,6% | 4% | 3,7% |
Roupa feminina | 9,3% | 1,9% | 3,6% |
Sapato masculino | 17% | 2,3% | 3,5% |
Sapato feminino | 14,8% | 2,8% | 3,4% |
Produto para pele | 11,4% | 7,6% | 3,4% |
Cinema, teatro e concertos | -0,5% | 5,6% | 2,2% |
Tênis | 11,8% | 5% | 0,7% |
Bolsa | 7,6% | 0,5% | 0,1% |
Bebidas alcoólicas | 5,4% | 13,1% | -0,3% |
Aparelho telefônico | -3,6% | -9% | -0,4% |
Flores naturais | -0,9% | -0,9% | -0,6% |
Esse otimismo se justifica pelo notório dinamismo do mercado de trabalho. No primeiro trimestre de 2025, a taxa de desocupação alcançou o piso histórico, equivalente a 7% da força de trabalho. Esse movimento, associado ao avanço de 4% no rendimento real do trabalho ante o mesmo período do ano passado, produziu um aumento real de 6,9% na massa real de investimentos, conforme atesta o indicador da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).
Carro-chefe das vendas associadas ao Dia dos Namorados, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 1,077 bilhão, o equivalente a 40% do total. Em relação ao ano passado esse ramo do varejo tende a apresentar avanço de 1,3%.
O segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos deve responder por fatia relevante das vendas totais (R$ 806 milhões ou 29% do total), devendo acusar variação de 1,1% no comparativo anual. Em seguida, as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar 6,6%, mas devem responder por quase 12% de toda a movimentação financeira esperada.
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