Notícias

“Mais aumentos de juros devem ser necessários para retornar inflação nos EUA à meta”, diz diretora do Fed

Segundo ela, não há uma trajetória predefinida para a política monetária, mas o Fed deve "continuar disposto a aumentar a taxa de juros"

Brasão do Sistema de Reserva Federal dos EUA
Símbolo do Federal Reserve System na Sala de Imprensa do FED, nos EUA. Fonte: Adobe Stock.

Por Redação B3 Bora Investir

Diretora do Federal Reserve (Fed), Michelle Bowman disse hoje acreditar que “aumentos de juros adicionais” (no plural) provavelmente serão necessários para retornar a inflação nos Estados Unidos à meta de 2%. Em discurso durante evento com banqueiros no Colorado, a dirigente também indicou expectativa de que a taxas fiquem em níveis restritivos por algum tempo.

Bowman reconheceu os “consideráveis progressos” recentes nos esforços para a retomada da estabilidade de preços, mas advertiu que a inflação ainda está muito elevada. Em particular, a diretora chamou atenção para a aceleração no indicador cheio do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), diante da escalada dos preços de petróleo.

+ Fed mantém taxa de juros de 5,25% a 5,50% nos EUA; Bolsas de NY fecham em queda

“Vejo um risco contínuo de que os preços da energia possam subir ainda mais e reverter alguns dos progressos que temos visto na inflação nos últimos meses”, alertou ela, que também ressaltou que a economia permanece forte, com gastos de consumidores “robustos” e recuperação do mercado imobiliário residencial.

Bowman afirmou ter apoiado a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) de manter juros entre 5,25% e 5,50% esta semana. Segundo ela, não há uma trajetória predefinida para a política monetária, mas o Fed deve “continuar disposto a aumentar a taxa dos Fed Funds em uma reunião futura se os dados disponíveis indicarem que o progresso na inflação estagnou ou é demasiado lento para levar a inflação para 2% em tempo útil”.

*Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias