Notícias

Mercado de carbono em evolução no Brasil traz oportunidades de investimentos

Mercado de carbono brasileiro tem potencial para ser o maior do mundo, mas ainda enfrenta desafios

Floresta com um lago no meio escrito CO2. Foto: Adobe Stock
O mercado de carbono busca soluções para a descarbonização da economia global. Foto: Adobe Stock

O Brasil é a maior aposta para liderar o mercado de carbono no mundo. Isso porque nosso país conta com diversas alternativas de combustível limpo, auxiliado por suas inúmeras florestas. Esta oportunidade no setor foi o tema do painel ‘Pole position no mercado de carbono’ do MKBR22, evento voltado para o mercado de capitais que é organizado pela ANBIMA e pela B3, e acontece nos dias 21 e 22 de setembro.

O mercado de carbono busca soluções para a descarbonização da economia global e tem duas principais funções: a primeira é a neutralização das emissões de gases de efeito estufa durante a jornada para o carbono zero (“net zero”). A segunda é a neutralização de emissões difíceis de serem abatidas, uma vez atingido o carbono zero.

No painel, mediado por Tatiana Sasson, sócia da McKinsey, e com participação de Marina Cançado, co-CEO da Future Carbon, e de Victória de Sá, co-fundadora da Vert Securitizadora, foi discutido o cenário do mercado de carbono no Brasil e seus desafios.

Para a co-fundadora da Vert, os avanços conquistados da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) que aconteceu em 2021, trouxeram a possibilidade de criar um regulamento nacional para o mercado, já que foi aprovado uma regulamentação internacional.

“Temos um primeiro passo para termos um mercado global de crédito, e no Brasil tivemos um decreto federal que regulamentou o mercado nacional, isso é um primeiro passo. Estamos vivendo uma revolução e colocando na prática”, afirmou Victória de Sá.

A descarbonização da economia até a metade do século é uma prioridade para diversos países, que representam mais de 90% do PIB global, e para mais de 2.500 empresas globais, e estes números continuam a crescer. Essa é uma das ações voltadas à práticas ESG, que vem se discutindo globalmente.

Desafios do mercado de carbono no país

Porém, ainda há desafios no Brasil, como ressalta Marina Cançado. Para ela, o mercado no país ainda é artesanal, mas há a possibilidade de evoluir. Para isso, a co-CEO da Future Carbon aposta na educação do mercado financeiro sobre o tema e na aproximação do produtor com o mercado. “Se o mercado de capitais se juntar com o mercado de carbono, será só o começo”.

Ela destaca o trabalho da Future Carbon em trazer capital para ajudar na parte burocrática, buscando potencializar o mercado e facilitar a vida de produtores e empresas. “Temos que mostrar que a agenda climática e de carbono pode ser uma fonte de receita e não apenas de custo. Fazer essa aproximação e o trabalho de burocracia, para mostrar onde estão as possibilidades do uso do crédito de carbono”. 

Segundo estudo da McKinsey & Company, o Brasil tem potencial de responder por até 15% da oferta mundial de créditos voluntários através de soluções naturais, seja de captura, como o reflorestamento, e/ou abatimento de gases do efeito estufa (conservação de florestas ameaçadas, intensificação de práticas conservacionistas em grandes culturas como soja, milho e cana de açúcar).

O potencial do Brasil é um dos maiores do mundo, equivalente somente ao da Indonésia (15%), e muito acima de outros países, como Peru (4%), Estados Unidos (3%) e China (2%). Estas soluções naturais, além de mais baratas e com maior potencial de crescimento no curto prazo do que soluções puramente tecnológicas, trazem benefícios adicionais como recuperação da biodiversidade, segurança hídrica e desenvolvimento socioeconômico.

Os créditos de carbono ou redução certificada de emissões são emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa.

Quer saber tudo sobre finanças? Acesse os cursos gratuitos da B3 Educação.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.