Mercado financeiro e Morning Call Safra: payroll nos EUA e destaque das estatais no Brasil
Investidores esperam o relatório de empregos nos EUA, que poderá nortear os discursos de dirigentes do Fed sobre possíveis altas de juros
Nesta sexta (7), as bolsas europeias e os índices futuros de Nova York buscam uma recuperação e operam sem direção única, em meio a uma alta persistente do petróleo, depois da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) ter anunciado corte de 2 milhões de barris na produção diária de novembro.
Investidores seguem também à espera do relatório de empregos (payroll) nos Estados Unidos e dos discursos de dirigentes do Fed sobre possíveis altas de juros, que dependem desses números. Se o payroll vir abaixo do esperado poderá apoiar expectativas de que o Fed não seja tão agressivo em seu aperto monetário. Mas se os dados surpreenderem positivamente, devem apoiar a defesa pela manutenção na política monetária.
Por aqui, os dados do varejo brasileiro de agosto serão publicados e devem ser monitoradas as alianças políticas e propostas dos candidatos no segundo turno das eleições presidenciais.
Ontem, o índice Ibovespa se descolou dos principais índices de ações internacionais e se manteve em alta. Ajudaram no desempenho as ações da Petrobrás (PETR3) (PETR4) e Eletrobrás (ELET3) (ELET6), como mostra o Moring Call Safra desta sexta-feira:
Abertura: Ibovespa renova máxima em 117.337,31 pontos, queda de 0,19%
Fechamento: Ibovespa cai 1,01% a 116.375,25 pontos. Dólar à vista fecha em R$ 5,2125 em alta de 0,05%
*Com informações da Agência Estado