Tipos de investimentos

Como investir em commodities? Aprenda a aplicar na bolsa

Contratos de matérias-primas estão disponíveis por meio do Mercado Futuro

Investindo em Commodities pela bolsa.

As commodities são de grande importância para a economia do país e pesam indiretamente nos preços das ações de empresas na bolsa. A cotação da Vale, por exemplo, sobe quando o minério de ferro se valoriza no mercado global.

Já a cotação de uma empresa aérea cai quando o petróleo sobe, encarecendo os custos dos voos. Mas, além dessa influência indireta nos investimentos, há formas de investir diretamente nesses produtos.

Você sabia?

Até 2008, as negociações de contratos futuros e opções de commodities aconteciam na Bolsa de Mercadorias e Futuros, a BM&F, que se fundiu com a então Bovespa, que negociava ações. A nova empresa foi, então, rebatizada de BM&FBovespa. Em 2017, com a entrada da Cetip, a companhia foi rebatizada de B3 – Bolsa de Valores.

Qual é o cenário atual para investir em commodities?

A escalada global da inflação observada desde o fim de 2021 – e que ganhou ainda mais tração no primeiro semestre de 2022 – vem sendo puxada pela valorização expressiva das commodities. Após um longo período de isolamento social em decorrência da pandemia de covid-19, a demanda por muitas matérias-primas disparou.

A retomada da atividade econômica pelo mundo somada à escassez de insumos para se adequar à demanda fizeram a inflação acelerar. Com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, novas cadeias produtivas foram prejudicadas, afetando mais ainda a produção de alguns itens, especialmente os grãos.

Em tal cenário, quem tem exposição a ativos ligados aos preços das commodities se beneficiou do movimento de alta.

As negociações de commodities ocorrem por meio de bolsas de valores globais, sendo a principal delas a Bolsa de Chicagonos Estados Unidos. Para investir nesses ativos, é possível operar de forma direta, por meio do Mercado Futuro, ou de forma indireta, com outros ativos que veremos abaixo.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias