Mercado Financeiro Hoje e Morning Call Safra: radar estará nos índices externos
Consumo na Zona do Euro, Livro Bege do Fed, vendas no varejo do Reino Unido e China devem apontar perspectivas econômicas futuras
A agenda do Mercado Financeiro desta semana estará mais concentrada no exterior à espera da divulgação do índice de preços ao consumidor da zona do euro (CPI), o Livro Bege do Federal Reserve, sumário sobre as condições econômicas nos doze distritos em que a entidade está presente, e vendas no varejo do Reino Unido. De maneiras diferentes, os indicadores apontam perspectivas econômicas futuras e contribuem para que o mercado balize suas decisões.
No mesmo período também sairão uma série de balanços empresariais americanos, como o Bank of American, Goldman Sachs, Alcoa e American Express.
Na Ásia, o destaque fica por conta do 20° Congresso do Partido Comunista da China, evento que ocorre a cada cinco anos e estabelece os próximos passos da política no país. Por conta do evento, o Escritório Nacional de Estatísticas atrasou a divulgação de dados como o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, produção industrial e vendas no varejo de setembro, entre outros dados.
Mercado interno
Nesta segunda (17), o mercado repercute o debate entre os dois candidatos a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), realizado ontem na TV Bandeirantes, ainda que o evento não deva pesar nos negócios. A expectativa é que o clima mais favorável no ambiente externo dê fôlego ao Ibovespa e favoreça o real ante o dólar, enquanto os juros futuros podem oscilar perto da estabilidade.
Ainda no Brasil, o Boletim Focus divulgado nesta manhã mostrou melhora marginal da estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. A projeção para a alta do PIB em 2022 passou de 2,70% para 2,71%, contra 2,65% há um mês. Já a estimativa para a expansão do PIB em 2023 cresceu de 0,54% para 0,59%, ante 0,50% um mês antes.
O Morning Call Safra explica o efeito negativo de empresas de commodities no Ibovespa no último pregão e a divulgação do IBC-Br, considerado uma prévia do PIB.
Abertura: Ibovespa sobe 0,53% aos 112.663,07 pontos
Fechamento: Ibovespa em alta de 1,38% a 113.623,98 pontos
*Com informações da Agência Estado