Notícias

Mercado financeiro hoje: expectativa sobre teto de gastos americano em dia de feriado nos EUA

Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra após o fechamento do pregão

Notas de dólares sobrepostas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nos EUA, a inflação e a taxa básica de juros preocupam tanto quanto no Brasil. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As atenções nesta segunda-feira, 29/5, estão no acordo sobre o projeto de lei para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos que deve ser votado na próxima quarta-feira. A semana de payroll começa também com feriados nos Estados Unidos e no Reino Unidos, mantendo os mercados dessas regiões fechados.

Além do relatório de emprego dos EUA, na sexta-feira, são esperados nos próximos dias o Livro Bege, o CPI da zona do euro e o da Alemanha e de PMIs da indústria da Europa, EUA e Brasil.

Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra após o fechamento do pregão. Ao longo da semana, são esperados o IGP-M, resultados primário do governo central e setor público consolidado, produção industrial.

Mercado externo

Os mercados internacionais operam mistos após a Casa Branca e negociadores do Partido Republicano chegarem neste fim de semana a um acordo preliminar para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos e evitar um calote. “O acordo evita a pior crise possível, um calote, pela primeira vez na história de nossa nação”, disse ontem o presidente dos EUA, Joe Biden“.

Os líderes estão trabalhando para obter apoio do meio político enquanto o Congresso se apressa em votar o projeto antes do prazo de 5 de junho, para evitar um calote federal. As bolsas europeias operam sem direção única e perto da estabilidade na manhã desta segunda-feira, perdendo força em relação à abertura dos negócios, após o governo dos EUA e a oposição republicana chegarem a um acordo para elevar o teto da dívida americana e evitar um calote.

A maioria das bolsas europeias operava perto da estabilidade, com viés negativo, há pouco. O dólar também rondava a estabilidade ante moedas fortes, enquanto o petróleo está em leve queda. A lira turca operava mais cedo perto de sua mínima recorde frente ao dólar, após o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conquistar um novo mandato no segundo turno da eleição do fim de semana.

Mercado interno

O feriado nos EUA e a agenda esvaziada desta segunda-feira tendem a minguar a liquidez dos negócios domésticos, mas o sinal positivo dos futuros de Nova York, ainda que não tenha hoje mercados à vista, pode indicar uma abertura em alta do Ibovespa, enquanto dólar e juros podem ter oscilações mais moderadas, uma vez que o destaque do dia, discurso de Campos Neto, só terá repercussão amanhã. As negociações no Senado em torno do arcabouço fiscal também ficam no radar.