Notícias

Mercado financeiro hoje: expectativa sobre teto de gastos americano em dia de feriado nos EUA

Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra após o fechamento do pregão

Notas de dólares sobrepostas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nos EUA, a inflação e a taxa básica de juros preocupam tanto quanto no Brasil. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

As atenções nesta segunda-feira, 29/5, estão no acordo sobre o projeto de lei para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos que deve ser votado na próxima quarta-feira. A semana de payroll começa também com feriados nos Estados Unidos e no Reino Unidos, mantendo os mercados dessas regiões fechados.

Além do relatório de emprego dos EUA, na sexta-feira, são esperados nos próximos dias o Livro Bege, o CPI da zona do euro e o da Alemanha e de PMIs da indústria da Europa, EUA e Brasil.

Por aqui, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra após o fechamento do pregão. Ao longo da semana, são esperados o IGP-M, resultados primário do governo central e setor público consolidado, produção industrial.

Mercado externo

Os mercados internacionais operam mistos após a Casa Branca e negociadores do Partido Republicano chegarem neste fim de semana a um acordo preliminar para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos e evitar um calote. “O acordo evita a pior crise possível, um calote, pela primeira vez na história de nossa nação”, disse ontem o presidente dos EUA, Joe Biden“.

Os líderes estão trabalhando para obter apoio do meio político enquanto o Congresso se apressa em votar o projeto antes do prazo de 5 de junho, para evitar um calote federal. As bolsas europeias operam sem direção única e perto da estabilidade na manhã desta segunda-feira, perdendo força em relação à abertura dos negócios, após o governo dos EUA e a oposição republicana chegarem a um acordo para elevar o teto da dívida americana e evitar um calote.

A maioria das bolsas europeias operava perto da estabilidade, com viés negativo, há pouco. O dólar também rondava a estabilidade ante moedas fortes, enquanto o petróleo está em leve queda. A lira turca operava mais cedo perto de sua mínima recorde frente ao dólar, após o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conquistar um novo mandato no segundo turno da eleição do fim de semana.

Mercado interno

O feriado nos EUA e a agenda esvaziada desta segunda-feira tendem a minguar a liquidez dos negócios domésticos, mas o sinal positivo dos futuros de Nova York, ainda que não tenha hoje mercados à vista, pode indicar uma abertura em alta do Ibovespa, enquanto dólar e juros podem ter oscilações mais moderadas, uma vez que o destaque do dia, discurso de Campos Neto, só terá repercussão amanhã. As negociações no Senado em torno do arcabouço fiscal também ficam no radar.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias