Notícias

Mercado financeiro hoje: desemprego e pré-eleições

Taxa de desemprego
Com mais gente empregada e mais dinheiro circulando, alguns setores da economia tendem a se beneficiar.

No pregão desta sexta-feira (30), o último do mês e do trimestre, e último antes do primeiro turno das eleições no Brasil, o Ibovespa futuro abre com instabilidade, com investidores mais cautelosos nos aguardo das eleições.

Há pouco, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a taxa de desemprego ficou em 8,9% no trimestre até agosto. Segundo os dados, faltava trabalho para 23,934 milhões de pessoas no país no período, sendo que o número de desalento da população ( brasileiros que não realizaram busca efetiva por trabalho, mas gostariam de ter um trabalho) alcançou 79 mil pessoas, o que significa um recuo de 970 mil pessoas em um ano.

Em igual período de 2021, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 13,1%. No trimestre encerrado em julho de 2022, a taxa de desocupação estava em 9,1%.

+ Você sabia que o índice de desemprego afeta seus investimentos

No mercado americano, os índices futuro das bolsas de Nova York caem, por ora, como reflexo da divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE) divulgado pelo Departamento do Comércio do país acima do esperado, de 0,3%, em agosto ante julho.

O dado contribuiu para a expectativa do mercado de novas altas nas de juros pelo Federal Reserve, que acabam por impulsionar o valor da moeda americana no dia de hoje.

Abertura: Ibovespa segue bolsas de NY e tem queda leve na faixa dos 107 mil pontos.

Fechamento: Bolsas de NY fecham em queda, com foco em postura do FED; na semana, Ibovespa cai 1,50% – alta de 2,20% apenas no dia de hoje

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.