Mercado e Morning Call Safra: indicadores de inflação Brasil, EUA e Alemanha
PCE nos Estados Unidos, CPI na Alemanha e IGP-M no Brasil devem movimentar os mercados antes do último debate presidencial
Os indicadores de inflação – PCE nos Estados Unidos, CPI na Alemanha e IGP-M no Brasil – devem movimentar os mercados antes do último debate presidencial pré segundo turno das eleições, na TV Globo à noite.
Dados de crescimento na Europa e alguns balanços trimestrais, como da Amazon e Vale, já pesam no humor em meio à espera dos resultados de Usiminas e das americanas Chevron e ExxonMobil.
A bandeira tarifária de energia de novembro no País também será divulgada.
+ Inflação: o que é, como afeta seu bolso e como se proteger
Ontem, os juros futuros subiram na etapa estendida, depois do Ibovespa desacelerar a alta final para 114.640,76 pontos (+1,66%), bem como o dólar a sua queda, aos R$ 5,3067, como traz o Morning Call Safra de hoje:
No exterior
A aversão ao risco predomina e as bolsas operam no vermelho, após balanços corporativos que desagradaram e dados do PIB de França e Espanha. A ação da Amazon caía 13,51% no pré-mercado em Nova York nesta manhã, após sofrer tombo de quase 13% nos negócios, reflexo da divulgação de balanço.
Na Europa o índice de sentimento econômico da zona do euro caiu ao menor patamar em dois anos, como previsto, em cenário de inflação recorde e perspectiva de recessão no bloco.
Os preços do petróleo caem no mercado por temores sobre demanda com a retomada de lockdowns na China para conter novos surtos de covid-19. Wuhan, epicentro original do vírus, e o centro manufatureiro de Guangzhou endureceram restrições após registrarem aumento nos casos da doença.
Há grande expectativa ainda pelo dado de inflação pelo PCE nos Estados Unidos e as projeções para os índices de preços da Universidade de Michigan, para recalibrar as apostas recentes de que o Fed poderá reduzir o ritmo do aperto do juro em dezembro.
Abertura: Ibovespa cai 0,81%, na mínima, aos 113.714,84 pontos, logo após abertura
Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,3004, em baixa de 0,12%
*Com informações da Agência Estado