Notícias

Mercado financeiro hoje: juros e dólar em queda

Linhas de gráfico numa tela de computador
A Bolsa de Valores divide suas ações em setores baseados na atuação das empresas na economia real. Foto: Adobe Stock

Nesta quinta-feira (22), o dólar e os juros iniciaram o dia no Brasil em queda, após o Comitê de Política Monetária (Copom) encerrar o ciclo de altas da taxa Selic, mantida em 13,75% ao ano – mesmo alertando que isso será acompanhado e pode ser revisto na próxima reunião, marcada para 25 e 26 de outubro. 

O dólar acompanha a tendência de queda que predomina entre as moedas de países emergentes e exportadores de commodities, em dia de recuperação dos preços do petróleo. Às 9h35, o dólar à vista era negociado a R$ 5,1460, em baixa de 0,52%. 

No mercado externo, o dia é de análise mais cautelosa dos analistas frente a decisão da política monetária dos Estados Unidos, que decidiu ontem (21) por aumentar a taxa de juros norte-americana em 0,75 pontos para 3% a 3,25%, o maior patamar desde 2008.

+ Dólar: entenda por que ele sobe e desce e como afeta os brasileiros

Os investidores ainda analisam novas elevações de juros, hoje promovidas pelo Banco Central da Inglaterra (BoE) e pelos bancos centrais da Noruega e da Suíça. 

Nesta manhã, o BoE elevou sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 2,25%, em mais uma tentativa de combater a inflação no Reino Unido, que está no maior nível em cerca de quatro décadas, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira. Foi a sétima vez consecutiva que o BC inglês eleva os juros desde o fim do ano passado.

Por outro lado, o BC do Japão acenou com manutenção de juros pelos próximos anos e o BC da Turquia anunciou corte de juros em 1 ponto porcentual, surpreendendo os mercados.

Abertura: Ibovespa sobe 1,52% e abre aos 113.639,97

Fechamento: Ibovespa fecha em alta de 1,91% a 114.070,48 pontos

Quer saber mais sobre finanças pessoais? Confira os conteúdos gratuitos da B3 Educação!