Notícias

Mercado financeiro hoje: juros e dólar em queda

Linhas de gráfico numa tela de computador
A Bolsa de Valores divide suas ações em setores baseados na atuação das empresas na economia real. Foto: Adobe Stock

Nesta quinta-feira (22), o dólar e os juros iniciaram o dia no Brasil em queda, após o Comitê de Política Monetária (Copom) encerrar o ciclo de altas da taxa Selic, mantida em 13,75% ao ano – mesmo alertando que isso será acompanhado e pode ser revisto na próxima reunião, marcada para 25 e 26 de outubro. 

O dólar acompanha a tendência de queda que predomina entre as moedas de países emergentes e exportadores de commodities, em dia de recuperação dos preços do petróleo. Às 9h35, o dólar à vista era negociado a R$ 5,1460, em baixa de 0,52%. 

No mercado externo, o dia é de análise mais cautelosa dos analistas frente a decisão da política monetária dos Estados Unidos, que decidiu ontem (21) por aumentar a taxa de juros norte-americana em 0,75 pontos para 3% a 3,25%, o maior patamar desde 2008.

+ Dólar: entenda por que ele sobe e desce e como afeta os brasileiros

Os investidores ainda analisam novas elevações de juros, hoje promovidas pelo Banco Central da Inglaterra (BoE) e pelos bancos centrais da Noruega e da Suíça. 

Nesta manhã, o BoE elevou sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 2,25%, em mais uma tentativa de combater a inflação no Reino Unido, que está no maior nível em cerca de quatro décadas, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira. Foi a sétima vez consecutiva que o BC inglês eleva os juros desde o fim do ano passado.

Por outro lado, o BC do Japão acenou com manutenção de juros pelos próximos anos e o BC da Turquia anunciou corte de juros em 1 ponto porcentual, surpreendendo os mercados.

Abertura: Ibovespa sobe 1,52% e abre aos 113.639,97

Fechamento: Ibovespa fecha em alta de 1,91% a 114.070,48 pontos

Quer saber mais sobre finanças pessoais? Confira os conteúdos gratuitos da B3 Educação!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias