Mercado

Bolsa avança e dólar fecha em forte queda com exterior e reunião ministerial

As declarações do presidente Lula, principalmente a que pede boas relações com o Congresso, se somam aos dados de emprego nos EUA um pouco acima do esperado

Painel IBOVESPA mostra número negativo em destaque acompanhado sequência de outros números
As ações mais negociadas foram as ordinárias da Vale (VALE3) que subiram 1,53%.

Por Redação B3 Bora Investir

A Bolsa do Brasil (B3) encerra a semana na contramão do primeiro pregão no ano diante de um cenário político apaziguado e de uma melhora no ambiente internacional nesta sexta-feira, 06/01.

Por aqui, os investidores receberam bem as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pediu harmonia com o Congresso, respeito à Constituição e retomada dos investimentos na sua 1ª reunião ministerial.

No exterior, os dados de emprego nos Estados Unidos vieram um pouco acima das expectativas em dezembro de 2022. No entanto, os ganhos salariais esfriaram, o que pode abrir espaço para o banco central americano desacelerar o aumento nas taxas de juros e evitar uma recessão. O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que ainda há muito trabalho para levar a inflação para baixo e “ajudar as famílias americanas que estão sentindo o aperto no custo de vida”.

Diante desse noticiário, o Ibovespa fechou o pregão em alta de 1,23%, aos 108.963 pontos. Na semana, no entanto, o índice caiu 0,70%. As ações mais negociadas foram as ordinárias da Vale (VALE3) que subiram 1,53%; as preferenciais do Bradesco (BBDC4) que avançaram 2,53% e os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) que tiveram baixa de 0,71%.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou com forte queda ante o real nesta sexta-feira. A moeda americana despencou 2,17%, cotada a R$ 5,23. Na semana, o dólar caiu 0,80% após começar o ano com forte elevação.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.