Mercado

Dados econômicos fracos e risco fiscal nos EUA derrubam bolsas europeias

Preocupações com o déficit fiscal americano têm derrubado bolsas pelo mundo nesta semana

As principais bolsas da Europa fecharam em queda nesta quinta-feira (22), após dados econômicos mais fracos do que o esperado e com a preocupação do mercado sobre o equilíbrio fiscal nos Estados Unidos, que tem pressionado os rendimentos dos Treasuries e os ativos de risco.

No fechamento, o índice Stoxx 600 anotou queda de 0,72%, aos 549,82 pontos, o FTSE 100, da Bolsa de Londres, recuou 0,64%, aos 8.739,26 pontos, o DAX, de Frankfurt, caiu 0,51%, aos 23.999,17 pontos, e o CAC 40, de Paris, cedeu 0,58%, aos 7.864,44 pontos.

No cenário macroeconômico europeu, os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da AlemanhaReino Unido e da zona do euro vieram abaixo do que o esperado pelo mercado, sugerindo uma atividade de serviços mais fraca.

“A crescente fraqueza do setor de serviços deve manter o Banco Central Europeu (BCE) em alerta, mesmo que a indústria mostre sinais de recuperação”, avaliam Davide Oneglia e Alexandros Xenofontos, da TS Lombard. “Com a inflação perdendo força e o emprego dando sinais de estagnação, um corte nos juros em junho já é praticamente certo — e a chance de um novo corte em setembro está aumentando. De qualquer forma, a tendência de afrouxamento monetário do BCE veio para ficar.”

Já nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes aprovou um projeto de lei do presidente Donald Trump que prevê corte de impostos e aumento de gastos, e poderia acrescentar entre US$ 3 trilhões e US$ 5 trilhões ao déficit americano ao longo dos próximos dez anos. Agora, o pacote avança para o Senado, de maioria republicana.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.