Mercado

Entenda o que é ciclo imobiliário

Café com CRI, apresentado por Felipe Ribeiro, convidou Joana Silva e Ricardo Betancourt, da Colliers, para uma explicação sobre o tema

FII. Foto: Adobe Stock
Grande atrativo dos FIIs, a distribuição de dividendos é um dos pontos de atenção entre os investidores na hora de escolher o ativo. Foto: Adobe Stock

O ciclo imobiliário, assunto amplamente discutido entre profissionais da área, mas de difícil compreensão, foi o tema escolhido para a live ‘Café com CRI’, apresentada por Felipe Ribeiro, sócio-diretor de Produtos Alternativos do Clube FII.

Os convidados foram Joana Silva, diretora de Asset Management, e Ricardo Enrique Betancourt, CEO da Colliers.

Betancourt começou explicando que o mercado imobiliário é cíclico em todo o mundo e possui quatro momentos: recuperação, crescimento, estabilização e queda.

“Acho que isso não vai mudar, mas a diferença talvez seja o tempo dos ciclos. Aqui no Brasil, a gente falava que um ciclo se completava em um período em torno de 10 anos, mas vimos recentemente os ciclos um pouco mais esticados”.

O CEO comparou o mercado imobiliário ao acionário. “Você tem que entrar na baixa, vender na alta, entender em que momento está porque cada mercado tem o seu momento”.

+ Fundos imobiliários estão com os maiores descontos em cinco anos. É hora de investir?

Joana Silva complementou que o mercado imobiliário vive desses ciclos. E o mercado de escritórios tem um ciclo um pouco mais longo.

“Há a construção de um prédio e para isso compra-se um terreno, prepara-se um projeto para uma obra que demora de dois a três anos até a conclusão e isso tudo é somado para ser encaixado no melhor momento do mercado”.

Os entrevistados ainda apresentaram dados da Colliers do mercado imobiliário brasileiro e as perspectivas para os próximos trimestres. 

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.