Fundos de Investimento

Conheça os FIIs que mais distribuíram dividendos nos últimos 12 meses

No último ano, 14 FIIs distribuíram lucros acima da Selic, com base no DY

FII. Foto: Adobe Stock
A principal fonte de lucro dos FIIs acontece por meio do recebimento de distribuição de resultados. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Seja por sua facilidade, a credibilidade do setor ou seus bons retornos, os FIIs hoje são alguns dos ativos queridinhos dos investidores. Tanto que o número de investidores em FIIs cresceu 950% nos últimos quatro anos, saindo passando de 208 mil em 2018 para quase 2 milhões este ano.

Eles são formados no estilo de condomínio fechado, ou seja, onde não é permitido resgatar as cotas antes do prazo de duração estabelecido pelo fundo.

Assim, a principal fonte de lucro dos FIIs acontece por meio do recebimento de distribuição de resultados, que vêm de aluguéis, da receita de incorporação ou ganho de capital na venda dos imóveis, ou, ainda, de juros ganhos com os títulos e valores mobiliários. É claro que sempre pode haver uma combinação desses fatores se o fundo for híbrido.

Em levantamento feito pelo TradeMap, a pedido do Bora Investir, trouxemos para você conhecer os 20 FIIs que mais pagaram dividendos aos seus cotistas nos últimos 12 meses. Confira a seguir.

Lista dos 20 FIIs que mais distribuíram dividendos no último ano:

FundoCódigoGestorTipo de FIIDY em 12 meses até 4/Abr/23
FII RIZA AKNRZAK11Riza Gest. Rec.  Ltda.TVM18,33%
FII OURINVEST JPPOUJP11Fator Ore Asset Gest. Rec.  Ltda.Híbrido16,82%
CARTESIA FIICACR11Cartesia Inv. e Gest. Rec.  LtdaHíbrido16,25%
FII RBCRI IVRBHG11Rio Bravo Inv. LtdaTVM16,09%
FII NCH BR RECEBÍVEIS IMOB.NCHB11Nch Brasil Gest. Rec.  LtdaTVM15,86%
FII POLO RECEBÍVEIS IMOV.PORD11Polo Capital Gest. Rec.  LtdaTVM15,53%
FII URCA RENURPR11Urca Gest. Rec.  Ltda.TVM14,92%
FII VALORA RE IIIVGIR11Valora Gestão de Inv. Ltda.TVM14,86%
FII ATRIOARRI11Open Capital Gestão de Ativos Ltda.TVM14,85%
FII TG ATIVO REALTGAR11Tg Core Asset LtdaHíbrido14,77%
FII PLURAL RPLCR11Plural Gest. Rec.  LtdaTVM14,76%
FII MORE CRIMORC11More Invest Gest. Rec.  Ltda.TVM14,65%
FII SANT PAPSADI11Santander Brasil Gest. Rec.  LtdaTVM13,92%
FII AFHI CRIAFHI11Af Invest Real Estate Adm. Rec.  LtdaTVM13,83%
FII BREIIBCR11Brei – Brazilian Real Estate Investments LtdaTVM13,58%
FII MAXI RENDAMXRF11Xp Vista Asset Managment Ltda.TVM13,54%
FII CSHG RECEBÍVEIS IMOB.HGCR11CSHG Corretora de Valores S.A.TVM13,45%
FII RBR PRIVATE CRED. IMOB.RBRY11Rbr Gest. Rec.  LtdaTVM13,43%
FII KINEA RENDIMENTOS IMOBKNCR11Kinea Inv. Ltda.TVM13,37%
FII HABIT IIHABT11Habitat Capital Partners Asset Manag Ltda.TVM13,36%
Fonte: TradeMap

Destaques dos FIIs que mais pagaram dividendos

Como visto na tabela, 14 dos 20 FIIs apresentados renderam em 12 meses, percentuais em DY maiores que a Selic, atualmente em 13,75%. O líder do ranking é o fundo de papel, ou TVM, FII RIZA AKN (RZAK11), que distribuiu 18,33% em proventos.

Na sequência, fechando o Top 3, está o FII OURINVEST JPP (OUJP11), com 16,82 de dividend yield, e o CARTESIA FII (CACR11), com 16,25%

O Dividend Yield (DY) de uma empresa é uma expressão inglesa que traduzida, literalmente, significa rendimento do dividendo. Trata-se de um índice criado para medir a rentabilidade dos dividendos de uma companhia em relação ao preço de suas ações.

+ 15 melhores empresas pagadoras de dividendos no Brasil em 2022

Quais são os tipos de Fundos de Investimentos Imobiliários?

Os fundos imobiliários podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, podem ser divididos em duas grandes modalidades: os fundos de tijolo e os fundos de papel. Há também fundos híbridos, que misturam as duas modalidades.

Fundos de tijolo

São focados majoritariamente em empreendimentos físicos. A política desses FIIs é investir em aquisição, construção ou aluguel de imóveis comerciais, como shopping centers, faculdades, prédios, agências bancárias, hospitais, centros de distribuição, galpões e armazéns.

O objetivo de um fundo de tijolo é encontrar pessoas ou empresas interessadas em utilizar os imóveis adquiridos. Em troca, o FII recebe uma renda mensal de aluguel para ser distribuída entre seus cotistas.

Fundos de papel (TVM)

Um FII de papel tem como estratégia investir em títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário, como LCI, CRI, títulos de recebíveis imobiliários, cotas de outros Fundos Imobiliários, entre outros. Nesta modalidade, o lucro do fundo vem dos juros e dividendos pagos por esses títulos, ou da venda deles.

Fundos híbridos

Já os fundos híbridos, como diz o nome, costumam misturar as duas modalidades, tijolo e papel, trazendo assim uma maior diversificação para o investidor.

Quer aprender mais sobre FIIs e outros tipos de investimentos? Acesse o Hub de Educação da B3 e confira inúmeros cursos gratuitos.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias