Mercado

Fed mantém juros e segue “altamente atento” aos riscos inflacionários

Presidente do BC americano, Jerome Powell, reforçou que a instituição segue focada em atuar para retornar a inflação de volta à meta de 2%

O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, em um púlpito em frente à bandeira dos EUA
O presidente do Fed, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell. Foto: Divulgação

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou hoje que a inflação nos Estados Unidos arrefeceu de maneira substancial no último ano, mas permanece muito elevada. Em coletiva de imprensa após decisão de manter juros inalterado, Powell reforçou que a instituição segue focada em atuar para retornar a inflação de volta à meta de 2%.

Segundo Powell, a economia dos Estados Unidos cresce em ritmo sólido, enquanto os ganhos no emprego permanecem fortes. Ele também destacou que a política se manteve restritiva para reduzir as pressões inflacionárias e lembrou que a inflação permanece acima da meta de longo prazo.

Disse, ainda, que o Comitê Federal de Mercado Aberto segue “altamente atento” aos riscos inflacionários.

Powell reforçou que, se a inflação seguir forte, o Fed está preparado para manter juros com o objetivo de contê-la. Repetiu que, de qualquer forma, as decisões serão tomadas a cada reunião com base na evolução do cenário.

*Informações da Agência Estado

+ Por que a China aumentou a reserva em ouro e o que isso tem a ver com juros nos EUA?

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.