Mercado

Ibovespa fecha em alta de 0,15%; dólar vai a R$ 5,17

Índice ficou em 124.495,68 pontos nesta segunda-feira (27)

Sede da Bolsa de Valores em São Paulo, com grande telão mostrando as cotações das ações. Foto: Divulgação/B3
No exterior, o mercado os resultados da Nvidia (NVDC34) impulsionaram ações de tecnologia na bolsa de Nova York. Foto: Divulgação/B3

O Ibovespa fechou em alta de 0,15%, aos 124.495,68 pontos nesta segunda-feira (27). Já o dólar teve alta de 0,08%, cotado a R$ 5,17. Entre os destaques positivos, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram mais de 1%, enquanto ações de bancos e varejistas recuaram.

Ibovespa

Após seis sessões em queda, o Ibovespa reagiu positivamente à ausência do pregão em Nova York. Apesar de registrar um pequeno avanço, o índice “não teve grandes emoções” devido à falta de fluxo de capital estrangeiro.

O principal destaque do dia no Ibovespa foram as falas de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Em um evento, o chefe do BC deu um tom mais otimista à última votação do Copom, que preocupou mercados e desancorou expectativas, diz Alexsandro Nishimura, economista da Nomos.

Por outro lado, o Boletim Focus, consulta realizada pelo BC junto a economistas do mercado financeiro, divulgado nesta segunda registrou aumento de expectativas de inflação para o fim de 2024. É a terceira vez seguida em que o IPCA, indicador de aumento de preços, foi revisado para cima.

O IPCA terminal de 2024 foi de 3,80% para 3,86%. Já as estimativas de inflação para 2025 e 2026 também aumentaram: 3,74% para 3,75% e de 3,50% para 3,58%, respectivamente.

Para Inácio Alves, analista da Melver, a revisão do IPCA no Focus “pode ter impedido um movimento de alta” na bolsa de valores.

“As expectativas da semana estão, agora, na divulgação do Caged e do IPCA-15 nesta terça-feira, além da taxa de desemprego e fluxo cambial na quarta-feira”, elenca o analista.

Entre as ações em alta, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) se valorizaram mais de 1% com o aumento de preço do barril de petróleo no exterior. A ação ON subiu 1,02%, enquanto a PN teve ganho de 1,09%.

As ações prefenciais da Raízen também se destacaram, com alta de 2,47%. O papel pegou embalo da abertura de uma nova planta de diesel em Guariba (SP), diz Christian Iarussi, sócio da The Hill Capital. A inauguração da planta foi anunciada na sexta-feira.

Dólar

O dólar registrou leve valorização contra o real, diante da ausência do pregão nas bolsas de Nova York. Iarussi nota que, no exterior, a moeda operou o dia em queda devido à valorização de commodities como petróleo e o minério de ferro.

“Mas no Brasil ele operou positivo. Sem muitos motivos, mas por necessidade de fluxo. Podemos ver distorções no câmbio”, diz o analista ao se referir a pregões futuros.

Assim, no cenário internacional, o dólar se desvalorizou contra outras moedas importantes como euro e iene. O índice DXY, que compara a moeda norte-americana com outras de economias desenvolvidas, registrou queda de 0,13%, a 104,59 pontos.

Ações em alta

As ações da Triunfo, holding de infraestrutura dona da administradora de aeroportos Viracopos, subiram 6,78% na bolsa. A ação teve o melhor desempenho, considerando todos os papéis listado dentro e fora de índices da B3.

Veja em seguida a lista das cinco principais altas da B3. A lista elenca apenas papéis da bolsa com mais de mil operações registradas de compra ou venda no mesmo pregão.

  • Triunfo Participações ON (TPIS3): +6,78%
  • Plano&Plano ON (PLPL3): +4,54%
  • Ser Educacional ON (SEER3): +4,18%
  • Recrusul ON (RCSL3): +3,68%
  • Guararapes ON (GUAR3): +3,60%


Ações em baixa

Pelo mesmo critério, a ação com o menor desempenho da bolsa de valores foi ClearSale ON (CSLA3). O papel recuou 5,63% durante o pregão.

Confira, a seguir, as cinco ações em baixa. O ranking segue o mesmo critério da lista anterior.

  • ClearSale ON (CSLA3): -5,63%
  • Gafisa ON (GFSA3): -5,21%
  • Mater Dei ON (MATD3): -4,87%
  • Azevedo&Travassos PN (AZEV4): -4,03%
  • Yduqs ON (YDUQ3): – 3,96%

Bolsas da Europa

Assim como o Ibovespa, as bolsas europeias encerraram o pregão em alta, impulsionadas por mais sinalizações de que o Banco Central Europeu (BCE) vai iniciar o seu ciclo de flexibilização em sua reunião do próximo dia 6. A sessão também foi marcada pela baixa liquidez nos mercados globais devido aos feriados nos Estados Unidos e no Reino Unido, que deixaram os mercados de ambos os países fechados.

O índice Stoxx 600, que compila ações de 17 países da Europa, fechou em alta de 0,28%, a 522,03 pontos. O índice DAX, da bolsa de Frankfurt, subiu 0,44%, a 18,774,71 pontos, enquanto o parisiense CAC 40 avançou 0,46%, a 8.132,49 pontos.

*Com informações do Valor Econômico

Quer saber mais sobre investimentos? Confira esse curso gratuito sobre como começar a investir!