Mercado

Ibovespa fecha em forte alta com payroll, Haddad e China no radar; dólar cai

Moeda norte-americana acumulou queda de 0,89% na semana após decisões de juros

Após uma semana de perdas, o Ibovespa reverteu a tendência que vinha seguindo

Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, teve um dia de alívio nesta sexta-feira (5) com investidores repercutindo dados de emprego nos Estados Unidos. Com a forte alta de hoje, o Ibovespa reverte as perdas dos outros pregões e termina a semana em alta.

O referencial local subiu 2,90% hoje, para 105.148 pontos, com fluxo de negociações de R$ 28 bilhões.

Já o dólar teve queda de 0,98% ante o real, negociado a R$ 4,9431. A moeda norte-americana caiu 0,89% na semana. “Apesar de estar em sintonia com o exterior, a queda não se justifica, considerando o cenário de manutenção de juros elevados no Brasil por mais tempo”, comenta Luiz Felipe Bazzo, CEO do Transferbank, que completa: “esse diferencial pesa a favor do real”.

André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, avalia que “o mercado resolveu, ele mesmo, se antecipar ao Banco Central e cortar os juros longos ainda mais”, mesmo após comunicado que não deixa pistas sobre um corte na Selic tão cedo.

O payroll dos Estados Unidos mostrou que o país abriu 253 mil postos de trabalho em abril e a taxa de desemprego do país caiu a 3,4%, retornando ao menor patamar desde 1969, também registrado em janeiro deste ano. Analistas esperavam criação de 180 mil empregos e aumento do desemprego a 3,6%.

Os dados contrastam com a expectativa de pausa no aperto monetário já na próxima reunião, hipótese que vem sendo precificada nas últimas semanas pelo mercado. O que dá certo alívio aos investidores é que o Departamento de Trabalho dos EUA revisou para baixo os números de meses anteriores.

Agentes também ficaram de olho em falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em entrevista à rádio CBN, ele disse que já seria possível iniciar a “recalibragem da taxa de juros”, iniciando o ciclo de cortes. Ele não fez críticas diretas ao Banco Central.

A China também esteve no radar depois de reportar um PMI (índice de gerentes de compras) de serviços em 56,4 em abril, ante 57,8 em março. O minério de ferro teve mais um dia de desvalorização na bolsa de Dailan, desta vez mais branda, de 0,99%.

Quer aprender mais sobre finanças e investimentos? Confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.