Mercado

Ibovespa fecha em leve queda mas avança 5.4% na semana; dólar caiu 2,8% no período

Real busca quarta alta seguida ante o dólar na sessão desta sexta-feira

Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, fechou em queda de 0,17%, aos 106.277 pontos. O dólar oscilou mas fechou em queda de 0,23% ante o real, negociado a R$ 4,9151, depois de superar os R$ 4,95 mais cedo. O real tenta a quarta sessão de ganhos contra a moeda americana.

A sessão desta sexta-feira (14) foi marcada pela volatilidade  dos ativos. O Ibovespa trocou de sinal algumas vezes e dólar só engatou a queda na última hora do pregão. Os investidores repercutiram os dados do setor de serviços no Brasil e de bancos nos Estados Unidos.

No acumulado da semana o Ibovespa avançou 5,42% enquanto o dólar recuou 2,81%.

Lá fora, o mercado olhou para os grandes bancos dos Estados Unidos, que reportam números do primeiro trimestre hoje. Citi, J.P. Morgan e Wells Fargo apresentaram números robustos e sobem no pré-mercado em Nova York, apesar dos temores após a quebra do Silicon Valley Bank e do Signature.

Por aqui, os investidores olham com desconfiança para dados do setor de serviços, que teve queda de 3,1% em janeiro frente a dezembro. Foi a maior queda da série histórica da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços).

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.