Ibovespa fecha próximo da estabilidade com anúncio de ministros
Cenário externo também impactou no mercado com PIB dos Estados Unidos acima do esperado e o aumento das infecções por Covid na China
A Bolsa do Brasil (B3) encerrou o penúltimo pregão da semana próxima da estabilidade. O mercado monitora a formação da equipe ministerial do novo governo. Hoje o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou 16 novos ministros. Fernando Haddad (PT), futuro ministro da economia, indicou mais quatro nomes.
O cenário externo também impactou o resultado do Ibovespa nesta quinta-feira, 22/12. Nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre surpreendeu os analistas e veio acima das estimativas. Na China, com o afrouxamento da política de ‘covid zero’, o país enfrenta seu maior surto de infecções desde o início da pandemia. As incertezas diante do processo de abertura, pressionam para baixo as ações ligadas às commodities metálicas.
A Bolsa do Brasil encerrou o dia em leve alta de 0,11%, aos 107.551 pontos. O Ibovespa registrou pouco volume de negócios durante toda a quinta-feira. Os papéis ordinários da Vale (VALE3) fecharam em baixa de 0,68%. Na contramão, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram 1,91%. No câmbio, o dólar comercial caiu 0,33%, cotado a R$ 5,18.
Economia americana
O PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre cresceu 3,2%, em relação aos três meses anteriores, em base anualizada. Os dados são da última leitura do indicador divulgada pelo Departamento do Comércio do país. O desempenho surpreendeu analistas, que esperavam expansão de 2,9% no período.
A revisão refletiu os números mais fortes de crescimentos nos gastos dos consumidores – que avançou 2,3% – e nos investimentos não residenciais que cresceram 1,7%. Os dois valores estão em base anualizada.
Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.