Mercado

Ibovespa recebe ‘mãozinha’ amiga de NY e fecha com alta discreta; dólar sobe

Ibovespa sustentar os 118 mil pontos, em alta 0,43%; dólar comercial subiu 0,26%, cotado a R$ 4,807

Ibovespa
O Ibovespa é o principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores do Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A decepção com o crescimento da China, abaixo do esperado pelos analistas, deu o tom dos mercados nesta segunda-feira (17) morna para o investidor brasileiro. O Ibovespa  ficou praticamente no zero a zero e, não fosse a ‘mãozinha’ das bolsas americanas, a cesta com as principais ações listadas na B3 dificilmente conseguiria sustentar a alta de 0,43%, fechando o pregão aos 118.219,46 pontos.

Na ponta do câmbio, o dólar comercial subiu 0,26%, cotado a R$ 4,807. A explicação para isso foi uma corrida global pela proteção da moeda mais forte do mundo, em um dia marcado pela queda nos preços das commodities.

Ações do setor de serviços lideram ganhos da B3 no 1° semestre; veja o ranking

Ibovespa virou no final e fechou em alta

Foi um dia em que pouco se esperava da Bolsa. Isso porque desde antes da abertura se sabia que a China, a segunda maior economia do mundo, tinha crescido menos do que o esperado. O país asiático cresceu 6,3% no segundo trimestre de 2023 ante igual período de 2022. O resultado ficou abaixo da previsão de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam alta de 6,9%.

Com tudo isso, os analistas revisaram para baixo o preço das commodities, que têm na China seu principal mercado comprador. A Vale (VALE3) caiu 1,11%, com a cotação do minério de ferro recuando. E a Petrobras (PETR4), que chegou a descer mais de 3%, terminou até com uma queda leve de 0,21%. As duas companhias têm pesos determinantes para o Ibovespa.

Prévia do PIB recua 2% em maio, mas mercado projeta crescimento da economia em 2023

Bolsas americanas em alta

As bolsas americanas confirmaram uma tendência observada ao longo do dia e fecharam o pregão em alta, apoiadas pelos bons resultados corporativos locais.

Em Nova York, Dow Jones subiu 0,22%, aos 34.585 pontos. S&P avançou 0,38%, aos 4.522 pontos. E Nasdaq teve alta de 0,93%, aos 14.244 pontos.

Os destaques ficaram para Apple e Tesla. Os papéis da dona do iPhone registrou alta de 1,73% após um relatório produzido pelo Morgan Stanley, banco que elevou o preço alvo das ações em virtude de uma esperada alta de encomendas na Índia.

A Tesla, de Elon Musk, subiu impressionantes 3,19% após anunciar a abertura de uma nova fábrica na Alemanha, de olho no importante mercado europeu para carros elétricos.

Como fazer análises de investimentos? Aprenda neste curso gratuito oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias