Mercado

Mercado e Morning Call Safra: IPCA, CPI dos EUA e dirigentes dos BCs

Na temporada de balanços do Brasil, Itaú Unibanco, JBS, Magazine Luiza e B3 publicam resultados

Nesta quinta, 10/11, os mercados ficam de olho em dados de inflação brasileira (IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e nos EUA (CPI – Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) sem desligar os holofotes da transição de governo local. Estão previstos também eventos com os diretores do Banco Central Diogo Guillén (Política Econômica) e Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos), que posteriormente participam de reuniões trimestrais com economistas.

No exterior, além dos dados de inflação americana (CPI), estarão nas atenções os discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE). No Egito, prossegue a COP27.

Na temporada de balanços do Brasil, Itaú Unibanco, JBS, Magazine Luiza e B3 publicam resultados.

Desempenho Ibovespa

Na quarta-feira, o Ibovespa fechou em baixa de 2,22%, aos 113.580 pontos, e o dólar comercial encerrou o dia em alta de 0,70%, cotado a R$ 5,18. O derretimento de ações dos setores bancário e varejista contribuiu para a queda do índice, como explica o Morning Call Safra:

Mercado externo

Após fortes perdas ontem, os índices futuros das Bolsas de Nova York mostram fôlego curto antes da publicação do CPI dos EUA em outubro, que mede a evolução de preços de itens de bens e serviços nos Estados Unidos.

Há grande expectativa pela divulgação porque ela pode incentivar o Federal Reserve a diminuir o ritmo de aumento de juros em dezembro, se a alta de preços perder fôlego em outubro, segundo analistas financeiros.

Abertura: Ibovespa perde os 111.000 pontos e vai aos 110.998,46, em queda de 2,34% (10h18)

Fechamento: Ibovespa fecha em baixa de 3.35% aos 119.775,46

*Com informações da Agência Estado