Mercado

Mercado e Morning Call Safra: redução de combustíveis continua no radar

O presidente Lula se reúne às 9h30 com ministros e o dirigente da Petrobras para definir o formato da tributação

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

Por Marília Almeida

Após anúncio no final desta segunda-feira, 27/02, de que irá reonerar os combustíveis, o presidente Luís Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira, 28/02, às 9h30, com ministros e o dirigente da petrolífera para definir o formato da tributação, o que fará o tema continuar no radar dos investidores neste pregão,

Dados da Pnad Contínua, do setor público consolidado (9h30) e da dívida do Brasil (14h30) são destaques no último pregão do mês. O IBGE divulga às 9h a taxa de desemprego no trimestre até dezembro. Nos Estados Unidos saem PMI e índice de confiança, ao meio-dia.

Incerteza sobre juros no exterior

Nesta manhã os índices futuros em Nova York se desvalorizam de forma moderada, após alta modesta no primeiro pregão da semana. Com isso, as bolsas dos Estados Unidos caminham para encerrar fevereiro com perdas.

Os investidores continuam incertos em relação ao ritmo de aumento dos juros básicos nos EUA, com estimativas indicando taxa acima de 5%. Novos dados de atividade do país poderão ajudar nas apostas para a política monetária norte-americana.

Na Europa, também prosseguem as incertezas sobre juros, com as bolsas recuando.

Cautela lá fora pode contagiar o Brasil

A falta de vigor das bolsas internacionais pode influenciar os ativos domésticos e levá-los a fechar fevereiro ainda mais pressionados. O Ibovespa já acumula queda de quase 7% neste mês e o dólar tem alta acumulada de 2,57% no período.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou que a reoneração dos combustíveis pode ser compensada com redução no preço da gasolina e do álcool pela estatal. Isso pode ser mal visto pelo mercado, pois pode sugerir ingerência política na empresa. Como consequência, deve limitar eventual alta das ações do setor petroleiro por conta da valorização da commoditiy.

A bolsa brasileira teve um dia mais calmo nesta segunda-feira, 28/02, mesmo com eventos importantes no cenário macroeconômico, como a reoneração dos combustíveis. O anúncio fez com que empresas ligadas a combustíveis, como Raízen e São Martinho, liderassem as altas do pregão. Acompanhe o Morning Call Safra:

*Com informações da Agência Estado

Para saber mais sobre investimentos, confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias