Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: bolsas em baixa na Europa

Renúncia da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss e dados de Londres e Nova York afetam bolsas

Bolsa de Madrid, na Espanha. Foto: Adobe Stock
Os futuros de Nova York são pressionados pelo tombo de mais de 8% das ações do Twitter. Foto: Adobe Stock

Um dia após a renúncia da primeira-ministra Liz Truss, as bolsas na Europa estão todas no vermelho com crise política aliada à notícia da forte queda das vendas no varejo do Reino Unido em setembro – queda de -1,4% foi maior que a prevista, de -0,5%.

Já os futuros de Nova York são pressionados pelo tombo de mais de 8% das ações do Twitter após relatos de que o governo dos EUA poderá submeter alguns dos negócios do bilionário Elon Musk a uma revisão de segurança nacional, incluindo o próprio acordo de compra do Twitter. Também há relatos de que Musk pretende demitir quase 75% dos funcionários da rede social, se concluir a aquisição da empresa.

Nos Estados Unidos hoje também dia de balanços da Verizon e American Express e de discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

No Brasil, a cautela externa e o vencimento de opções sobre ações na B3 podem trazer mais volatilidade ao Ibovespa, enquanto o dólar mais forte ante principais divisas e moedas emergentes pode apontar para um dia de perdas para o real.

Ontem, o Ibovespa fechou acima dos 117.000 pontos com a ajuda positiva da proximidade das eleições e da negociação de commodities, como explica o Morning Call Safra desta sexta-feira, 21:

Abertura: Ibovespa abre a 114.242,06, alta de 0,06%

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,2175, em baixa de 1,08%

*Com informações da Agência Estado