Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: bolsas em baixa na Europa

Renúncia da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss e dados de Londres e Nova York afetam bolsas

Bolsa de Madrid, na Espanha. Foto: Adobe Stock
Os futuros de Nova York são pressionados pelo tombo de mais de 8% das ações do Twitter. Foto: Adobe Stock

Um dia após a renúncia da primeira-ministra Liz Truss, as bolsas na Europa estão todas no vermelho com crise política aliada à notícia da forte queda das vendas no varejo do Reino Unido em setembro – queda de -1,4% foi maior que a prevista, de -0,5%.

Já os futuros de Nova York são pressionados pelo tombo de mais de 8% das ações do Twitter após relatos de que o governo dos EUA poderá submeter alguns dos negócios do bilionário Elon Musk a uma revisão de segurança nacional, incluindo o próprio acordo de compra do Twitter. Também há relatos de que Musk pretende demitir quase 75% dos funcionários da rede social, se concluir a aquisição da empresa.

Nos Estados Unidos hoje também dia de balanços da Verizon e American Express e de discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

No Brasil, a cautela externa e o vencimento de opções sobre ações na B3 podem trazer mais volatilidade ao Ibovespa, enquanto o dólar mais forte ante principais divisas e moedas emergentes pode apontar para um dia de perdas para o real.

Ontem, o Ibovespa fechou acima dos 117.000 pontos com a ajuda positiva da proximidade das eleições e da negociação de commodities, como explica o Morning Call Safra desta sexta-feira, 21:

Abertura: Ibovespa abre a 114.242,06, alta de 0,06%

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,2175, em baixa de 1,08%

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias