Mercado

Mercado Financeiro e Morning Call Safra: transição de governo e balanços

Nesta quarta, 9/11, também saem as vendas no varejo interno em setembro e balanços do Banco do Brasil e da Eletrobras

Balança de ferro refletindo nota de cinquenta reais, com moedas de um real fazendo pesa
Toda empresa listada na B3 é obrigada por lei a divulgar suas Demonstrações Financeiras (DFs) a cada trimestre. Foto: Adobe Stock

Nesta quarta-feira, 9/11, enquanto a Conferência do Clima (COP27) prossegue no Egito, no Brasil a atenção estará voltada principalmente para os encontros do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, com os presidentes da Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Também saem as vendas no varejo interno em setembro e balanços do Banco do Brasil e da Eletrobras.

Ontem, com as sinalizações do novo governo para sua equipe econômica, por meio dos anúncios dos nomes da equipe de transição, o Ibovespa se recuperou do recuo do primeiro dia da semana e fechou em leve alta, também com beneficio das empresas de mineração. Quem explica isso é o Morning Call Safra desta manhã:

Mercado internacional

A manhã é de cautela nos mercados internacionais, com futuros de Nova York e bolsas da Europa em baixa, enquanto o dólar sobe ante maioria das moedas, com investidores atentos a balanços, eleições de meio termo dos Estados Unidos e discursos de dirigentes do Fed.

É a chamada ‘eleição de meio de mandato’ que acontece dois anos após o presidente Joe Biden assumir a Casa Branca. Com ela, acontece a eleição para a Câmara dos Deputados e a renovação de um terço do Senado dos Estados Unidos.

Na China, a situação da covid-19 no país e a rígida política de Pequim para conter o vírus seguem como um fator que pesa na perspectiva chinesa, e consequentemente nas exportações europeias. Nos últimos dias, o país avaliou flexibilizar as restrições, mas voltou atrás.

Abertura: Ibovespa abre em queda de 0,71%, aos 115.331 pontos

Fechamento: dólar fecha em alta de 0,74%, a R$ 5,1821

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias