Mercado

Mercado financeiro hoje: PIB mais alto na China e balanços de bancos americanos são destaques

Bank of America, Goldman Sachs e Netflix estão entre as empresas que divulgam seus resultados nesta terça. No Brasil, investidores acompanham a entrega do texto do arcabouço fiscal

Bolsa de valores. Foto: Divulgação B3.
Bolsa: investidores também monitoram Haddad e Tebet, que participam de evento. Foto: Divulgação B3.

A agenda econômica é mais fraca nesta terça-feira, 18/04. Portanto, as atenções dos mercados se voltam para balanços de bancos e empresas dos Estados Unidos, como Bank of America, Goldman Sachs e Netflix.

Também serão divulgados dados sobre construções e estoques de petróleo no país. Um dirigente do Fed faz discurso.

Por aqui, investidores acompanham a entrega da proposta do novo arcabouço fiscal do governo ao Congresso Nacional.

No exterior

O crescimento do PIB da China, de 4,5% no primeiro trimestre, veio acima da previsão de 4% dos analistas. Também foi maior do que as projeções a alta de 10,6% das vendas no varejo em março no país. Contudo, a produção industrial chinesa, referente ao mês passado, frustrou as expectativas.

Na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha registrou uma queda inesperada de 4,1% em abril, ante previsão de alta a 15 pontos.

Já nos Estados Unidos os investidores estão otimistas após a divulgação de balanços de grandes bancos e empresas do país. Os dados que serão divulgados hoje e o discurso da diretora do Fed, Michelle Bowman, podem ajudar na consolidação de apostas sobre os próximos passos do Fed. A maioria dos analistas acredita em novo aperto de 25 pontos-base nos juros em maio, e menor chance de corte neste ano.

No Brasil

As ações brasileiras devem ser favorecidas pela confirmação do crescimento forte na China nos últimos três meses deste ano e também do varejo do país em março.

Ambos os dados geram expectativas de aumento das exportações de commodities brasileiras, bem como de fluxo comercial e financeiro para o Brasil. Como resultado, aliviam a cotação do dólar e os juros e dão sustentação a ações de empresas exportadoras de produtos básicos na Bolsa.

+ Novo arcabouço fiscal: como ficam meus investimentos?

A entrega do arcabouço fiscal ao Congresso, adiada para hoje, ficará no foco. Ontem houve uma realização de lucros nos mercados puxada pelo exterior e houve algum desconforto com o atraso na definição do texto.

Uma estratégia foi traçada pela equipe econômica para tentar blindar a nova âncora fiscal e tornar mais difícil mudar os valores de referência da regra. Em outra frente, o governo pressiona por uma aprovação mais rápida do projeto, de forma a garantir os recursos de que precisa para manter seus principais programas.

Quer conhecer mais sobre o mercado de ações brasileiro? Confira esse curso oferecido pela B3.