Mercado

Mercado financeiro hoje: PIB mais alto na China e balanços de bancos americanos são destaques

Bank of America, Goldman Sachs e Netflix estão entre as empresas que divulgam seus resultados nesta terça. No Brasil, investidores acompanham a entrega do texto do arcabouço fiscal

Bolsa de valores. Foto: Divulgação B3.
Bolsa: investidores também monitoram Haddad e Tebet, que participam de evento. Foto: Divulgação B3.

Por Redação B3 Bora Investir

A agenda econômica é mais fraca nesta terça-feira, 18/04. Portanto, as atenções dos mercados se voltam para balanços de bancos e empresas dos Estados Unidos, como Bank of America, Goldman Sachs e Netflix.

Também serão divulgados dados sobre construções e estoques de petróleo no país. Um dirigente do Fed faz discurso.

Por aqui, investidores acompanham a entrega da proposta do novo arcabouço fiscal do governo ao Congresso Nacional.

No exterior

O crescimento do PIB da China, de 4,5% no primeiro trimestre, veio acima da previsão de 4% dos analistas. Também foi maior do que as projeções a alta de 10,6% das vendas no varejo em março no país. Contudo, a produção industrial chinesa, referente ao mês passado, frustrou as expectativas.

Na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha registrou uma queda inesperada de 4,1% em abril, ante previsão de alta a 15 pontos.

Já nos Estados Unidos os investidores estão otimistas após a divulgação de balanços de grandes bancos e empresas do país. Os dados que serão divulgados hoje e o discurso da diretora do Fed, Michelle Bowman, podem ajudar na consolidação de apostas sobre os próximos passos do Fed. A maioria dos analistas acredita em novo aperto de 25 pontos-base nos juros em maio, e menor chance de corte neste ano.

No Brasil

As ações brasileiras devem ser favorecidas pela confirmação do crescimento forte na China nos últimos três meses deste ano e também do varejo do país em março.

Ambos os dados geram expectativas de aumento das exportações de commodities brasileiras, bem como de fluxo comercial e financeiro para o Brasil. Como resultado, aliviam a cotação do dólar e os juros e dão sustentação a ações de empresas exportadoras de produtos básicos na Bolsa.

+ Novo arcabouço fiscal: como ficam meus investimentos?

A entrega do arcabouço fiscal ao Congresso, adiada para hoje, ficará no foco. Ontem houve uma realização de lucros nos mercados puxada pelo exterior e houve algum desconforto com o atraso na definição do texto.

Uma estratégia foi traçada pela equipe econômica para tentar blindar a nova âncora fiscal e tornar mais difícil mudar os valores de referência da regra. Em outra frente, o governo pressiona por uma aprovação mais rápida do projeto, de forma a garantir os recursos de que precisa para manter seus principais programas.

Quer conhecer mais sobre o mercado de ações brasileiro? Confira esse curso oferecido pela B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.