Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: arcabouço fiscal e dados dos EUA no foco

Em dia morno com relação a indicadores, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar a proposta do novo arcabouço fiscal ao vice-presidente Geraldo Alckmin

Em dia morno com relação a indicadores, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar nesta terça-feira, 14/03, a proposta do novo arcabouço fiscal ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, antes de entregá-la ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

A divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em fevereiro é o destaque da agenda internacional e o relatório mensal de petróleo da Opep também será monitorado pelos investidores.

No exterior

Os riscos à atividade econômica americana devem pesar mais do que o novo índice da inflação na calibragem das apostas para a decisão de juros do Fed, o banco central americano, da próxima semana.

Uma ferramenta do CME Group aponta que as chances de uma alta de juros de 25 pontos-base, à faixa de 4,75% a 5% ao ano, é de 72,3%, ao passo que a chance de que não haja manutenção estava em 27,7%. O Goldman Sachs e a Capital Economics prevêem manutenção do juro americano por riscos ao sistema bancário e de pouco forçado da economia.

As bolsas asiáticas sofreram fortes perdas por temor de contágio, principalmente em Tóquio, com investidores avaliando a exposição direta a riscos das falências dos EUA na região.

No Brasil

Índices de ações lá fora pode amenizar os ajustes na abertura da B3 em meio a repercussões de balanços trimestrais, como os de Eletrobras e Natura.

Investidores continuam na expectativa de informações sobre a nova regra fiscal que será apresentada ao presidente Lula em meio a pressões políticas contra o Banco Central, a uma semana do início da reunião do Copom.

Haddad afirmou, ontem, que a ideia é encerrar os trâmites da proposta do arcabouço fiscal antes da viagem do presidente Lula à China, no próximo dia 24.

A segunda-feira foi de grande incerteza. O Ibovespa operou em forte instabilidade pressionado pela crise de bancos americanos. Acompanhe mais no Morning Call Safra:

*Com informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.