Mercado

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: na Super Quarta, investidores monitoram sinais do Fed

Investidores seguem na expectativa pela decisão de juros do Fed, o banco central americano, às 15h, e pelo desfecho da reunião do Copom do Banco Central, às 18h30

Painel bolsa. Foto: Divulgação B3
Bolsa de valores: fôlego curto no exterior e agenda esvaziada no país devem limitar desempenho do Ibovespa. Foto: Divulgação B3

Os investidores seguem na expectativa nesta quarta-feira, 22/03, pela decisão de juros do Fed, o banco central americano, às 15h, e a entrevista de seu presidente, Jerome Powell, às 15h30. Também monitoram o desfecho da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, às 18h30.

Nos Estados Unidos, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, também testemunha sobre o orçamento do governo no Senado, às 15h30.

Na Europa, os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) Fábio Panetta e Joachim Nagel falam em eventos. Os discursos estão agendados para às 10h45 e 14h, respectivamente.

Já a agenda brasileira inclui a publicação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 1º bimestre de 2023 do governo, às 16h30. A Braskem divulga balanço trimestral após o fechamento da B3.

No exterior

Perto das 7 horas o monitoramento do CME Group apontava 89,3% de chances de alta de 25 pontos-base do Fed, para a faixa de 4,75% a 5% ao ano à medida que diminuem as preocupações com o setor bancário americano após o governo e grandes bancos privados americano garantirem apoio financeiro a instituições regionais menores nos EUA.

Na Europa, houve aumento da inflação ao consumidor no Reino Unido acima das expectativas, após desacelerar por três meses seguidos. O dado forte aumenta as chances de que o Banco da Inglaterra (BoE) eleve juros mais uma vez nesta quinta-feira, 23.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, mais uma vez acompanhando Wall Street, que ontem estendeu um rali em meio à recuperação de ações de bancos após a recente turbulência no setor. Liderando os ganhos na Ásia, o índice japonês Nikkei subiu 1,93% em Tóquio, na volta de um feriado nacional. O Hang Seng avançou 1,73% em Hong Kong. O sul-coreano Kospi teve ganho de 1,20% em Seul. Na China, o Xangai Composto avançou 0,31%.

No Brasil

O comportamento das bolsas no exterior pode pesar sobre o Ibovespa, enquanto os investidores aguardam as decisões do Fed e do Copom, para a qual há consenso de que a taxa Selic será mantida em 13,75% ao ano.

Também está no radar do investidor sinais sobre os próximos passos, depois do adiamento da apresentação da nova âncora fiscal para abril. O presidente Lula quer definir, antes, o tamanho do aumento nos gastos com saúde e educação.

Em relação às diretorias vagas no BC, segundo o G1, o presidente Lula aprovou as indicações de Haddad para a de Política Monetária, Rodolfo Fróes, que teve passagens pelo Fator e o Brasil Plural, e de Rodrigo Monteiro, servidor de carreira, para a área de Fiscalização.

A decisão dos juros nos Estados Unidos e do Brasil ditou o comportamento dos mercados na terça-feira, 21. O Ibovespa fechou em alta de 0,07%, aos 100.998 pontos. Acompanhe no Morning Call Safra:

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.