Mercado

Mercado financeiro hoje: investidores aguardam decisões sobre juros nos EUA e no Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros para discutir a ampliação do crédito no País

Ibovespa
O Ibovespa é o principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Foto: Divulgação/B3.

Por Redação B3 Bora Investir

As decisões de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, com coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell são os destaques do dia.

Também na agenda local, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne pela manhã com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros para discutir a ampliação do crédito no País. Na safra de balanços estão os da Gerdau, CSN, Petrorio e Lojas Renner.

No exterior

Nos Estados Unidos, o CME Group aponta 90% de chance de um aumento de 25 pontos-base dos Fed Funds, para a faixa de 5% a 5,25% hoje.

Na Zona do Euro, a taxa de desemprego caiu para 6,5% em março, atingindo mínima recorde, e ficou abaixo da expectativa de analistas (6,6%).

Entre os balanços divulgados, o UniCredit agradou com lucro e receita acima das expectativas. Já o banco britânico Lloyds lucrou mais que o previsto, mas sofreu queda nos depósitos. Já os resultados da Lufthansa, empresa aérea alemã, desagradaram.

No Brasil

O tom positivo lá fora pode ajudar o Ibovespa, mas a queda do petróleo tende a pesar nas ações da Petrobras e outras petroleiras. O mercado digere vários balanços, como os da Iguatemi e Carrefour Brasil.

O dólar mais fraco ante várias moedas emergentes deve favorecer o real, mas um eventual tom mais duro do Fed é fator para pressão de alta.

+ Mercado eleva projeção de inflação em 2023, na véspera da reunião do Copom

A decisão do Copom só deve fazer preço amanhã e a atenção maior deve ficar no comunicado, uma vez que a aposta majoritária segue sendo de manutenção da Selic em 13,75%.

Mas o mercado espera alguma sinalização sobre a possibilidade de início de cortes de juros nas próximas reuniões, especialmente diante da ofensiva do governo.

O investidor também está em compasso de espera pela tramitação do arcabouço fiscal na Câmara, na semana que vem, e pelos nomes dos novos diretores do BC.

*Com informações da Agência Estado

Como funciona uma bolsa de valores? Veja nesta curso oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias