Mercado

Mercado financeiro hoje: investidores aguardam decisões sobre juros nos EUA e no Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros para discutir a ampliação do crédito no País

Ibovespa
O Ibovespa é o principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Foto: Divulgação/B3.

As decisões de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, com coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell são os destaques do dia.

Também na agenda local, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne pela manhã com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros para discutir a ampliação do crédito no País. Na safra de balanços estão os da Gerdau, CSN, Petrorio e Lojas Renner.

No exterior

Nos Estados Unidos, o CME Group aponta 90% de chance de um aumento de 25 pontos-base dos Fed Funds, para a faixa de 5% a 5,25% hoje.

Na Zona do Euro, a taxa de desemprego caiu para 6,5% em março, atingindo mínima recorde, e ficou abaixo da expectativa de analistas (6,6%).

Entre os balanços divulgados, o UniCredit agradou com lucro e receita acima das expectativas. Já o banco britânico Lloyds lucrou mais que o previsto, mas sofreu queda nos depósitos. Já os resultados da Lufthansa, empresa aérea alemã, desagradaram.

No Brasil

O tom positivo lá fora pode ajudar o Ibovespa, mas a queda do petróleo tende a pesar nas ações da Petrobras e outras petroleiras. O mercado digere vários balanços, como os da Iguatemi e Carrefour Brasil.

O dólar mais fraco ante várias moedas emergentes deve favorecer o real, mas um eventual tom mais duro do Fed é fator para pressão de alta.

+ Mercado eleva projeção de inflação em 2023, na véspera da reunião do Copom

A decisão do Copom só deve fazer preço amanhã e a atenção maior deve ficar no comunicado, uma vez que a aposta majoritária segue sendo de manutenção da Selic em 13,75%.

Mas o mercado espera alguma sinalização sobre a possibilidade de início de cortes de juros nas próximas reuniões, especialmente diante da ofensiva do governo.

O investidor também está em compasso de espera pela tramitação do arcabouço fiscal na Câmara, na semana que vem, e pelos nomes dos novos diretores do BC.

*Com informações da Agência Estado

Como funciona uma bolsa de valores? Veja nesta curso oferecido pela B3