Mercado

Mercado financeiro hoje: produção industrial e Livro Bege do Fed são destaques

Investidores também monitoram a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em reunião com investidores em Londres

Linhas de gráfico numa tela de computador
A Bolsa de Valores divide suas ações em setores baseados na atuação das empresas na economia real. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A agenda que pode influenciar o mercado financeiro é mais fraca nesta quarta-feira, 19/04. A participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em reunião com investidores em Londres (11h), a produção industrial de fevereiro (9h) e o Livro Bege nos Estados Unidos, às 15h, são os destaques do dia.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, faz discurso sobre relação econômica com a China (11h15) e o Departamento de Energia informa os estoques de petróleo da semana passada (11h30). Há ainda o balanço do Morgan Stanley.

No exterior

O índice de preços ao consumidor (CPI) do Reino Unido mais forte que o esperado reforça a cautela externa, em meio a balanços corporativos. O CPI britânico ficou em 10,1% no mês passado, ante 10,4% em fevereiro, acima da previsão de analistas (9,8%).

A inflação no Reino Unido tem sido mais persistente do que na zona do euro, que veio dentro do esperado. Por outro lado, o núcleo do CPI da região segue preocupando, com salto recorde de 5,7% no mês passado.

+ Saiba quais são os acordos firmados entre Brasil e China; Lula fala em ampliar parceria

Nas últimas semanas, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) têm enfatizado que o núcleo do CPI será fundamental para a decisão de juros da reunião de maio.

Nos Estados Unidos, as atenções se voltam para o Livro Bege e balanços em meio a apostas que seguem majoritárias para um aumento de 25 pontos-base dos juros pelo Federal Reserve em maio (83,4%).

No Brasil

O tom negativo no exterior tende a pesar no Ibovespa, assim como a queda do petróleo.

O investidor fica atento à tramitação do arcabouço fiscal na Câmara. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que hoje será anunciado o nome do relator do arcabouço. De acordo com ele, há expectativa de se aprovar o texto do arcabouço na Câmara até 10 de maio.

*Com informações da Agência Estado

Quer conhecer mais sobre o mercado de ações brasileiro? Confira esse curso oferecido pela B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias