Warning: unlink(/tmp/wordpress-seo.21.9.zip): No such file or directory in /var/www/html/wp-admin/includes/class-wp-upgrader.php on line 386

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/wp-admin/includes/class-wp-upgrader.php:386) in /var/www/html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 1544
Mercado Financeiro e Morning Call Safra: impacto da vitória de Lula | Bora Investir
Mercado

Mercado Financeiro e Morning Call Safra: impacto da vitória de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito para presidente do Brasil pela terceira vez, com 50,90% dos votos válidos, ante 49,10% do presidente Jair Bolsonaro (PL)

Lula comemorando vitória nas eleições de 2022. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vitória de Lula nas eleições de 2022 sobre Jair Bolsonaro é a mais apertada da história do Brasil. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O mercado começa o último pregão de outubro repercutindo a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente do Brasil pela terceira vez, algo inédito, com 50,90% dos votos válidos, ante 49,10% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A agenda da semana traz como destaques a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), o relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll, de outubro, além da decisão de juros do Banco da Inglaterra (BoE).

No Brasil, em semana mais curta por causa do feriado de Dia dos Finados, na quarta-feira, o mercado aguarda balanços, com destaque para o da Petrobrás (PETR3 e PETR4), além da produção industrial e nota do setor público consolidado.

Na sexta, o Ibovespa fechou em baixa com a expectativa sobre as eleições, como explica o Morning Call Safra desta segunda-feira, 31 de outubro:

Mercado internacional

O tom de cautela prevalece, com a maioria das bolsas europeias em baixa em meio a indicadores mistos da região e após dado mais fraco na China.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro avançou 10,7% em outubro na comparação anual, acima da previsão de alta de 10,0%. Já o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre. As vendas no varejo da Alemanha cresceram 0,9% em setembro, na comparação com agosto, contrariando a previsão de queda de 0,5%.

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial caiu de 50,1 em setembro para 49,2 em outubro, aquém da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda a 49,7.

Ibovespa hoje

O Ibovespa abriu em queda, puxado principalmente por ações ligadas a estatais. O declínio do índice supera 2% com Petrobrás cedendo mais de 7% e Banco do Brasil caindo em torno de 5%. O contraponto, são ações de educação, varejo e construtoras de baixa renda tendem a subir, que podem se beneficiar da nova gestão.

No exterior, os mercados acionários de Nova York estenderam perdas, após a publicação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) de Chicago nos Estados Unidos, com queda a 45,2 em outubro. Às 10h50 (de Brasília), o Dow Jones caía 0,46%, o S&P 500 recuava 0,70% e o Nasdaq tinha baixa de 1,05%.

Abertura, 10h03: Ibovespa renova a mínima a 112.229,99 pontos, queda de 2,02%.

Atualização, 11h: em nova máxima, Ibovespa sobe 1,67% para 116.456,44 pontos.

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,1659, em queda de 2,54%

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.