Mercado

Mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 2022

Boletim Focus, divulgado nesta segunda pelo Banco Central, aponta para uma queda do IPCA de 5,92% para 5,79% este ano – ainda acima do teto

Selic, PIB. Moedas e calculadora no celular. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O relatório Focus é publicado todas as segundas-feiras com as projeções do mercado financeiro para a economia brasileira. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pela primeira vez em seis semanas, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação deste ano de 5,92% para 5,79%, segundo Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira, 12/12. Apesar da projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter caído, o resultado segue bem acima da meta do BC que é de 3,5% e do teto de 5%.

O relatório Focus é publicado todas as segundas-feiras com as projeções do mercado financeiro para a economia brasileira. Foram ouvidas pelo Banco Central mais de 100 instituições financeiras até o fim da semana passada. O relatório é essencial para o investidor pautar as suas conversas no início da semana e corrigir ou confirmar estratégias no mercado de ativos.

Para 2023, a mediana das expectativas para o IPCA manteve-se em 5,08%. Para 2024, permaneceu em 3,50%. Em ambos os casos, o valor está bem acima da meta do Banco Central que é de 3,25% em 2023 e 3% para 2024. A meta de inflação tem sempre uma margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Juros em 2023

A expectativa para a taxa básica de juros foi mantida em 11,75% ao ano no fim de 2023 e para 8,50% no encerramento de 2024. Neste ano, a Selic fecha em 13,75%, após o Comitê de Política Monetária ter decidido mantê-la na reunião da semana passada. No comunicado, o Copom disse que vai acompanhar a política fiscal do governo eleito “com especial atenção”.

“O Comitê acompanhará com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e, em particular, seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação, com potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva”, disse no comunicado.

Nesta terça-feira, 13/12, o Copom vai divulgar a ata dessa reunião. No documento, os investidores vão poder entender melhor a decisão sobre os juros e ter pistas do que virá pela frente. A expectativa dos analistas é que a ata será mais focada nos riscos fiscais, sem apontar o início do ciclo de corte na taxa Selic.

+ Selic a 13,75%: quanto renderia R$ 1.000 em Tesouro Direto com essa taxa de juros?

Produto Interno Bruto

Para o PIB, o mercado financeiro manteve em 3,05% a previsão de alta em 2022. Para 2023, a estimativa de crescimento também ficou estável em 0,75%.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, num determinado período, e serve para medir a evolução da economia.

No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 0,4%, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o quinto trimestre de alta consecutiva da atividade econômica do país. No entanto, em relação ao 2º trimestre, houve uma desaceleração no crescimento.

O resultado completo do PIB em 2022 será divulgado pelo IBGE no dia 02 de março de 2023.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.