Mercado

Mercado hoje: IPCA no Brasil e PPI nos EUA são destaques da agenda

Além da divulgação dos indicadores, dia prevê ainda o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em evento no Rio

Fachada B3.
Fachada da B3: veja como a bolsa funcionará nos feriados ao longo do ano

Por Redação B3 Bora Investir

O IPCA de julho é um dos destaques desta sexta-feira, 11/08, juntamente com o índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos. Será divulgada ainda a pesquisa da Universidade de Michigan, que elabora um índice de sentimento do consumidor e também investiga as expectativas de inflação no país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em evento no Rio e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de dois eventos em Curitiba.

No exterior

Na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2023, na margem, acima das estimativas dos analistas, que esperavam estabilidade. Já a produção industrial do Reino Unido cresceu 1,8% em junho ante maio, bem acima do esperado por analistas (+ 0,1%).

A Capital Economics considera que a retomada da atividade local “não deve durar” e acrescenta que ainda há mais impacto por vir das altas de juros, o que deve resultar em recuo do PIB no terceiro trimestre e no início de uma “recessão leve”. O BoE deve elevar os juros em 25 pontos-base em setembro, de 5,25% a 5,50%, mas pode não apertar tanto a política monetária quanto o previsto atualmente pelo mercado, diz relatório.

+ Banco Central estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito

Na China, os bancos emitiram um montante bem abaixo do esperado de novos empréstimos em julho, em sinal de que a demanda local por crédito segue fraca, mesmo após pedido do governo para que aumentem os empréstimos a empresas e famílias.

No Brasil

O índice de preços ao consumidor no Brasil deve ajudar a balizar se o BC repetirá de fato um corte de 50 pontos-base da Selic em setembro, como já verbalizou.

+ Inflação nos EUA vem dentro do esperado; o que isso significa para os juros do país?

O mercado prevê alta de 0,06% para o IPCA de julho, ante queda de 0,08% em junho, segundo o Projeções Broadcast, diante da pressão com a reoneração dos combustíveis. Para a inflação acumulada em 12 meses, a mediana indica aceleração a 3,93%, ante 3,16% em junho. Se confirmada a projeção, será a primeira aceleração na margem do acumulado em 12 meses desde junho de 2022. Mas a média dos cinco núcleos de inflação deve desacelerar a 0,18% (mediana), ante 0,20% em junho.

O dólar deve se orientar pelo exterior com os dados de inflação nos EUA. Ante emergentes, a moeda mostra sinais mistos.

*Com informações da Agência Estado

Quer aprender a analisar investimentos? Confira este curso gratuito disponibilizado pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.