Mercado

Mercado hoje: monitor do PIB no Brasil e balanços nos EUA são destaques

Agenda do dia ainda inclui dados de construções nos Estados Unidos e taxas de juros de longo prazo da China

Números sendo mostrados em uma tela
Os pontos da bolsa ajudam o investidor a tomar decisões, servindo como referência para as carteiras. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Balanços de Goldman Sachs, Netflix, IBM e Tesla devem movimentar os mercados em Nova York nesta quarta-feira, 19/07, no qual a agenda econômica é mais fraca.

Saem dados de construções nos Estados Unidos e, à noite, a China divulga suas taxas de juros de longo prazo.

+ Entenda o impacto da reestruturação das lojas Marisa no mercado varejista

No Brasil, é esperado o monitor do PIB de maio e a atualização das projeções da Secretaria de Política Econômica (SPE) para PIB, inflação e resultado fiscal, seguida de entrevista com o Secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.

No exterior

Na Europa, novos sinais de desinflação global estimulam moderada busca por risco após a divulgação de dados mais fracos do que o esperado da inflação britânica.

O CPI, índice de preços ao consumidor do Reino Unido, desacelerou para 7,9% em junho, ante a expectativa de 8,1%. O núcleo anual do CPI também perdeu força no último mês, a 6,9%, apresentando o primeiro recuo desde janeiro.

+ China cresce 6,3% no 2º trimestre, mas recuperação econômica desacelera

Nesse cenário, há um aumento das perspectivas de que o Banco da Inglaterra (BoE) opte por um aumento de juros mais moderado, de 25 pontos-base, em sua reunião de agosto.

Nos Estados Unidos, os investidores aguardam o balanço do Goldman Sachs, ainda pela manhã, e os primeiros resultados de gigantes de tecnologia, após o fechamento dos mercados. Ontem Wall Street subiu na toada dos balanços.

No Brasil

O viés positivo dos índices futuros de ações em Nova York e do petróleo pode induzir algum ganho ao Ibovespa, que ontem fechou em queda de 0,32% (117.841,19 pontos).

Aqui, a Weg iniciou a temporada de resultados, ao informar hoje lucro líquido de R$ 1,37 bilhão no segundo trimestre, uma alta de 49,9% ante igual período do ano passado.

Na B3, os dados de produção e de vendas da Vale podem ter efeito limitado em meio às recentes preocupações com a demanda chinesa.

Conheça mais sobre o mercado de ações no Brasil. Confira este curso gratuito oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.