Mercado

Mercado hoje: produção indutrial dos EUA e ata do Fed no radar

Dados podem oferecer um contexto mais claro para a avaliação do estado atual da economia e da inflação americana

Painel bolsa. Foto: Divulgação B3
Bolsa de valores: fôlego curto no exterior e agenda esvaziada no país devem limitar desempenho do Ibovespa. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

Uma palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ficará na mira dos investidores nesta manhã.

Fica no radar também uma reunião do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, em meio às investigações das causas do apagão de ontem em 25 estados e no Distrito Federal.

Lá fora, os destaques são os dados de produção industrial dos EUA e a ata da reunião de política monetária do Federal Reserve de julho, que podem oferecer um contexto mais claro para a avaliação do estado atual da economia e da inflação americana.

No exterior

Nos Estados Unidos, as bolsas perderam mais de 1% ontem, por temores com a desaceleração econômica da China e EUA e após declarações do presidente da distrital de Minneapolis do Fed, Neel Kashkari. Ele disse que não está pronto para falar que o BC americano já terminou de elevar as taxas de juros neste ciclo e defendeu medidas mais rígidas de regulação do sistema bancário americano, pressionando ações do setor. No radar, porém, se mantém um alerta da Fitch de que pode vir a rebaixar a nota de crédito de várias instituições financeiras dos EUA, seguindo os passos da Moody’s.

Na Europa, o PIB da Zona do Euro do 2° trimestre avançou 0,3% ante o anterior e 0,6% na comparação anual, ambos como o previsto. A produção industrial no Velho Continente cresceu 0,5% em junho ante maio, contrariando previsão de queda de 0,7%. Já a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido desacelerou em julho a 6,8%, abaixo dos 7,9% de junho e muito próximo da previsão de analistas, que esperavam alta de 6,7%. Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido contraiu 0,4% em julho, menor que a queda de 0,5% esperada.

Na Ásia, as bolsas fecharam em queda, por cautela com o quadro econômico na China, corte nas projeções para o PIB chinês neste ano pelos bancos JPMorgan e Barclays e receio de que custos mais altos de empréstimos pesem na perspectiva econômica do Japão.

No Brasil

O fôlego curto das bolsas internacionais pode limitar os ajustes na abertura do Ibovespa, bem como a queda do petróleo pode pressionar também as ações da Petrobras. Mas pode amenizar os ânimos a sinalização do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a votação final do arcabouço fiscal e da desoneração da folha de pagamentos na semana que vem.

Lira afirmou que o arcabouço fiscal pode ser votado no plenário da Casa na próxima terça-feira, 22, se houver consenso sobre a emenda do Senado que autoriza a previsão de despesas condicionadas no Orçamento de 2024. A medida, defendida pelo governo, garante um espaço de cerca de R$ 30 bilhões na peça orçamentária, que deve ser enviada ao Congresso até o dia 31 de agosto.

+ Preço da gasolina e do diesel sobe nas distribuidoras e impacto na inflação já é esperado

No Senado, o plano de trabalho do relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), prevê que a votação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ocorra no dia 4 de outubro deste ano.

Os mercados de câmbio e de juros principalmente devem ficar atentos a Campos Neto e avaliar também declarações da diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central, Fernanda Guardado, de que a atual trajetória de condução da política monetária, que iniciou na reunião passada um ciclo de afrouxamento, precisa de uma atuação mais contracionista.

Os investidores vão acompanhar ainda as investigações sobre o apagão elétrico no País ontem. Segundo o ministro Alexandre Silveira, em coletiva no final da tarde desta terça-feira, o ONS se comprometeu a entregar um relatório com o diagnóstico das causas nas próximas 48 horas. A Abradee afirmou que o apagão não envolveu as distribuidoras. A Advocacia Garcez vai entrar com três ações na Justiça para tentar abrir “a caixa preta da Eletrobras” e descobrir se a ex-estatal tem algo a ver com o apagão que durou cerca de seis horas.

Com informações da Agência Estado

Aprenda a diversificar investimentos. Confira neste curso gratuito oferecido pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.