Mercado

Mercados hoje: cautela com possível shutdown nos EUA direciona negócios

No Brasil, deve ser votada hoje a MP que trata da tributação de LCIs e LCAs

A terça-feira (30) é marcada por temores quanto à questão fiscal nos Estados Unidos. O governo tem até a meia-noite para firmar um acordo e aprovar as leis orçamentárias no Congresso. Caso contrário, a partir de amanhã, parte das agências governamentais podem paralisar suas operações, por falta de verba.

Ex-FMI alerta: dólar pode se desvalorizar e abrir espaço para ouro e cripto

Caso haja a paralização, também conhecida como shutdown, o governo e o Federal Reserve podem ficar sem dados atualizados para averiguar a atividade da economia americana. Segundo o WSJ, o Departamento de Estatísticas de Trabalho já confirmou que não irá publicar nenhum relatório econômico em caso de shutdown.

“É possível que o Fed não tenha dados atualizados na próxima reunião”, que começa em 28 de outubro, alertou o analista Jim Reid, do Deutsche Bank, ao WSJ. Mesmo assim, ele lembra que apenas algumas paralizações do governo duraram mais do que algumas semanas.

Enquanto isso, a guerra comercial continua no radar. Na Europa, as principais bolsas operam em queda após Donald Trump ameaçar aplicar tarifas adicionais a móveis e filmes estrangeiros.

No Brasil, investidores também repercutem os dados da Pnad Contínua, que trazem atualizações sobre a taxa de desemprego. Além disso, está marcada para hoje a votação da Medida Provisória 1.303, alternativa ao IOF e que trata da tributação de investimentos atualmente isentos, como LCIs e LCAs.

Relembre o fechamento de ontem

Ibovespa B3 começou a semana tocando mais um recorde. Após renovar a máxima intradiária, ao chegar aos 147.558,22 pontos, o indicador fechou em alta de 0,61%, aos 146.336,80 pontos, nesta segunda-feira, 29. O dólar comercial terminou dia com queda de 0,31%, e fechou a R$ 5,32. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.